avatar of 发明者量化-小小梦 发明者量化-小小梦
focar em Mensagem privada
4
focar em
1271
Seguidores

1.1 Entenda o que é negociação quantitativa e negociação programada.

Criado em: 2016-11-03 20:00:44, atualizado em: 2017-10-11 10:15:23
comments   10
hits   16063

Conhecer o que é transação quantitativa, transação programática.


1.1 Entenda o que é negociação quantitativa e negociação programada.

  • ### Conceito

A negociação quantitativa refere-se a um julgamento subjetivo feito por humanos em vez de modelos matemáticos avançados, que utilizam a tecnologia de computador para criar estratégias que reduzam drasticamente o impacto das flutuações do sentimento dos investidores e evitam tomar decisões de investimento irracionais em situações de extrema frenesim ou pessimismo do mercado.

  • ### Características

O investimento quantitativo e o investimento qualitativo tradicional são essencialmente iguais, ambos baseados em uma base teórica de mercado ineficaz ou pouco eficaz. A diferença entre os dois é que o gerenciamento de investimentos quantitativos é uma aplicação quantitativa do pensamento qualitativo, com maior intensidade de dados.

    1. Disciplina. Tomar decisões com base nos resultados do modelo de funcionamento, e não com base nos sentimentos. A disciplina pode conter as fraquezas da humanidade, como a ganância, o medo e a psicologia da felicidade, mas também pode superar o viés cognitivo e pode ser rastreada.
  • A primeira é multi-nível, incluindo a configuração de ativos em grande escala, a seleção de setores e a seleção de ativos específicos em três níveis; a segunda é multi-ângulo, a idéia central do investimento quantitativo inclui vários ângulos, como o ciclo macroeconômico, a estrutura do mercado, a avaliação, o crescimento, a qualidade do lucro, as previsões de lucro dos analistas e o sentimento do mercado; e a terceira é a maioria dos dados, ou seja, o tratamento de um grande volume de dados.

  • 3 - Arbitragem. O investimento quantitativo capta as oportunidades de preços errôneos e de avaliações errôneas por meio de uma varredura completa e sistemática, detectando assim os obstáculos de avaliação e lucrando com a compra de ativos subvalorizados e a venda de ativos subvalorizados.

  • 4, probabilidade de vencer. Um investimento quantitativo é constantemente extraído dos dados históricos para explorar e usar as leis de repetição esperadas; O segundo é ganhar com base em uma combinação de ativos, e não em ativos individuais.

  • Estratégias de quantificação

A estratégia de quantificação é a utilização de computadores como ferramentas para analisar, julgar e tomar decisões através de um conjunto de lógica fixa. A estratégia de quantificação pode ser executada automaticamente ou manualmente. O que é uma estratégia de quantificação completa? Uma estratégia completa precisa incluir a entrada, a lógica de processamento de estratégia, a saída; a lógica de processamento de estratégia precisa considerar fatores como seleção de ações, escolha de tempo, gerenciamento de posição e stop loss.

  • Seleção de ações A escolha quantitativa de ações é a escolha de um portfólio de investimentos determinado por meio de um método quantitativo, com a expectativa de que esse portfólio de investimentos possa obter um retorno de investimento superior ao mercado. Os métodos de escolha de ações comumente usados incluem escolha de ações por múltiplos fatores, escolha de ações por rotação do setor, escolha de ações por tendências, etc.

    • 1 Seleção de ações por múltiplos fatores A escolha de ações por múltiplos fatores é o método mais clássico de escolha de ações, que usa uma série de fatores (como taxa de ganho de mercado, taxa de mercado líquido, taxa de venda de mercado, etc.) como critério de escolha de ações. As ações que atendem a esses fatores são compradas e as que não atendem são vendidas. Um investidor de valor como Buffett, por exemplo, compra ações com baixo PE e vende ações quando o PE retorna.
    • 2 Giro de estilos A escolha do estilo é um investimento que utiliza as características do estilo do mercado. O mercado prefere ações de grande porte em um determinado momento e ações de pequeno porte em outro momento. Se você descobrir que o mercado está mudando de preferência e intervir no início da mudança de estilo, poderá obter maiores ganhos.
    • 3 Seleção de ações rotativas A rotatividade das indústrias é causada pelo ciclo econômico, e algumas indústrias começam depois que outras se seguem. Ao descobrir essas leis de seguimento, podemos obter maiores ganhos comprando o último depois que o primeiro é iniciado. Diferentes fases macroeconômicas e políticas monetárias podem produzir diferentes características de rotatividade das indústrias.
    • 4 Fluxo de capital para ações Os investidores de curto prazo, a transação é um ato de votação, e o chamado bilhete, é o dinheiro. Se o dinheiro entra, o estoque deve subir, se o dinheiro sai, o estoque deve cair. Assim, de acordo com o fluxo de capital, você pode construir uma estratégia de investimento correspondente.
    • 5 Movimento de inversão O método de inversão dinâmica é um portfólio de investimentos construído usando as características do comportamento de investimento dos investidores. A chamada teoria de inversão de Soros enfatiza que o efeito de feedback positivo do aumento dos preços levará os investidores a continuar comprando, e esta é a base básica do seleção dinâmica. O efeito de dinamismo é que a ação que foi forte no período anterior continuará forte no futuro.
    • 6 Estratégias de acompanhamento de tendências Quando os preços das ações são comprados quando há uma tendência de alta, e vendidos quando há uma tendência de queda, é essencialmente uma estratégia de caça e queda. Muitos mercados, devido à maior tendência de uso do rebanho, podem obter ganhos adicionais a longo prazo, se puder controlar bem a quantidade de perdas e manter a captura da tendência.
  • Quando escolher. A escolha quantitativa refere-se ao uso de uma maneira quantitativa para determinar o ponto de compra e venda. Se a avaliação for alta, compre e mantenha; se a avaliação for baixa, venda e liquide; se a avaliação for de choque, faça um alto e baixo suporte. Os métodos de escolha de tempo mais usados são: escolha de quantificação de tendências, escolha de quantificação de sentimentos de mercado, escolha de quantificação de fundos efetivos, escolha de quantificação de SVM, etc.

  • Gestão de posições A gestão de posições é a técnica para decidir como entrar e sair de um portfólio de ações quando você decide investir. Os métodos de gerenciamento de posições mais usados são: gerenciamento de posições em funil, gerenciamento de posições em retângulo, gerenciamento de posições em pirâmide, etc.

  • Parar de perder Parar, como o nome sugere, vender ações em tempo hábil quando há lucro; parar perdas, vender ações em tempo hábil quando há prejuízo, para evitar maiores perdas. O stop loss atempado é uma forma eficaz de obter ganhos estáveis.

  • O ciclo de vida da estratégia Uma estratégia geralmente passa por várias fases: idealização, implementação, teste, operação e falha.

  • Criar ideias Qualquer pessoa, a qualquer momento, pode ter uma ideia estratégica baseada na sua própria experiência de investimento ou na experiência de sucesso de outros.

  • Implementar estratégias A maior passagem é da geração de ideias para a implementação de estratégias, as estratégias de implementação podem referir-se ao que foi mencionado acima.

  • Estratégias de verificação A implementação da estratégia requer a verificação dos dados históricos e a simulação de transações, que são os elementos-chave antes do lançamento, selecionando as estratégias de qualidade e eliminando as de baixa qualidade.

  • Transações em disco Investir dinheiro, assumir riscos e obter lucros, testando a eficácia das estratégias de mercado.

  • Falha de estratégia O mercado é variável, e a eficácia da estratégia precisa ser monitorada em tempo real. Se a estratégia falhar, é necessário parar a estratégia em tempo hábil ou melhorá-la.

  • Riscos potenciais

As transações quantitativas geralmente são testadas por meio de testes de simulação de dados em massa e operações de simulação, além de posicionar e configurar o capital de acordo com certos algoritmos de gerenciamento de risco, para minimizar o risco e maximizar os ganhos, mas muitas vezes também existem certos riscos potenciais, incluindo:

    1. A integridade dos dados históricos. A incompletude dos dados de mercado pode levar ao modelo não coincidir com os dados de mercado. A própria conversão de estilo dos dados de mercado também pode levar ao fracasso do modelo, como a liquidez das transações, a amplitude das flutuações de preços, a frequência das flutuações de preços, etc., o que é difícil de superar no momento.
  • 2o. O desenho do modelo não considera a posição e a configuração de capital, e não há avaliação de risco segura e medidas de prevenção, o que pode levar à incompatibilidade de capital, posição e modelo, e ocorre o fenômeno de ruptura de posição.

  • 3 Interrupções na rede e falhas de hardware também podem afetar transações em quantidade.[1]

  • 4 - Riscos associados a um modelo homogêneo por causa de transações concorrentes.

    1. Riscos imprevisíveis causados por uma única variedade de investimento.

Para evitar ou minimizar os riscos potenciais de transações quantitativas, as estratégias a serem adotadas são: garantir a integridade dos dados históricos; ajustar os parâmetros do modelo on-line; escolher o tipo de modelo on-line; monitorar e evitar riscos on-line, etc.

Fonte: Baidu