Transações quantificadas "investimentos inversos em relação ao retorno da média"

Autora:Sonhos pequenos, Criado: 2017-02-06 10:11:48, Atualizado:

Transações quantificadas "investimentos inversos em relação ao retorno da média"


  • Regresso da média

    A regressão do valor médio é uma importante lei da finança, que refere-se principalmente à tendência de que o preço de um ativo retorne ao centro com maior probabilidade, seja ele superior ou inferior ao centro de valor. Embora derivado da teoria financeira ocidental, a regressão do valor médio é essencialmente consistente com o princípio da objetividade na filosofia tradicional chinesa.

    战国时期《吕氏春秋.博志》中有“全则必缺,极则必反,盈则必亏”的阐述,意即事物发展到极端则会向相反方向转化,这说的其实就是均值回归的现象。

    O fenômeno do retorno do valor igual foi proposto pela primeira vez por Richard Seller, professor de finanças comportamentais da Universidade de Chicago, e por Warner DePont, professor da Universidade de Wisconsin. Em um artigo publicado em 1985 intitulado "Do Stock Markets React to Over-Effectiveness", Seller e DePont apresentaram seus estudos e descobriram que, em ciclos de 3 a 5 anos, quando as ações que originalmente não estavam performando bem começam a sair de suas dificuldades, enquanto as ações vencedoras começam a descer, esse movimento se manifesta não apenas no preço das ações, mas também nos lucros das empresas.

    Os retornos de equidade são comuns nos mercados financeiros, onde as empresas experimentam os altos e baixos dos seus setores, e os mercados acionários também passam de grande para grande. No entanto, mesmo nos mercados financeiros de grande interesse, ainda não há consenso sobre os motivos para o retorno de equidade.

    Quando Graham foi perguntado em 1955 em uma audiência do Congresso dos Estados Unidos o que impulsionava o retorno do valor, ele respondeu: "É um mistério da nossa indústria, eu não sei a resposta como os outros, mas a experiência me diz que sempre haverá uma razão ou outra para que o mercado reconheça o verdadeiro valor".

    img

    A teoria da concorrência de Michael Porter fornece uma explicação razoável para o retorno da rentabilidade da empresa e do setor: a concorrência de novos participantes diminui os lucros quando o setor é lucrativo, e os ex-participantes criam condições para o retorno dos lucros quando o setor não é lucrativo. A partir deste ponto de vista, a maioria das empresas dificilmente mantém uma alta rentabilidade contínua, a menos que tenha alguma vantagem competitiva especial, e as poucas empresas que podem resistir ao retorno da rentabilidade são as que Buffett chamou de empresas de sucesso.

    Apesar de ser um fato reconhecido, o retorno do valor médio é frequentemente ignorado ou esquecido pelos investidores. De acordo com a lei do retorno do valor médio, se uma empresa tiver um excelente desempenho nos lucros e no preço das ações por vários anos consecutivos, isso deve causar alerta para os investidores; ao contrário, é exatamente para uma empresa que tenha um mau desempenho nos lucros e no preço das ações por vários anos consecutivos que os investidores devem dar uma certa atenção. Na verdade, esta é a estratégia adotada pelos investidores inversos baseados em estudos de valor.

    A partir de um estudo de dados de 1926-1982 sobre o mercado de ações dos EUA, Seller e DePont descobriram que as empresas que tiveram um mau desempenho nos últimos três anos superaram significativamente as empresas que tiveram um excelente desempenho nos três anos seguintes. O hedge fund Eyquem também chegou a uma conclusão de grande concordância através do estudo, que se estendeu a vários mercados, incluindo a América Latina e a França, entre 1980 e 2013. A ampla eficácia da estratégia de investimento inverso baseada nesta lei do retorno do valor médio é exatamente a razão pela qual a maioria dos investidores ainda não reconhece ou adota essa estratégia de investimento.

    O regresso do valor médio também é frequente na longa história do mercado de ações da China, onde muitos setores ou empresas retornam ao normal após o desempenho operacional e a inovação, e mais são memórias inesquecíveis de retornos racionais de avaliação muito alta após o entusiasmo do conceito do tema. Curiosamente, a história de crescimento de uma vez está sendo reproduzida agora, e os mercados ainda são ignorados ou esquecidos para o retorno do valor médio ou para a contrarregulamentação objetiva.

    Reflectindo sobre a evolução do mercado de ações doméstico ao longo dos anos, passando por altos e baixos, acumulação de riqueza e, finalmente, o sucesso da maioria dos investidores inversos baseados em análises de pesquisa de valor profundo, em vez de seguir as tendências do mercado. É claro que não é fácil determinar o valor líquido e quando retornar, mas praticar investimentos inversos baseados em pesquisa de valor profundo é muito difícil, além de exigir um pensamento independente, conhecimento amplo e experiência rica, também requer coragem e capacidade de suportar o pressão.

Transmissão automática, quantificação e hedge


Mais.