Como sobreviver em um mundo cheio de azar

Autora:Sonhos pequenos, Criado: 2017-02-28 11:38:58, Atualizado: 2017-02-28 11:39:39

Como sobreviver em um mundo cheio de azar


  • Macaco e máquina de escrever

    Recentemente, quando li um livro sobre macacos, "Fooled by Randomness", fiquei interessado em um exemplo do livro. A ideia é que, se houver um número infinito de macacos sentados na máquina de escrever, pelo menos um macaco poderá escrever o macaco Iliad completamente.

    Então, o autor faz uma pergunta: "Se esse macaco vier até você com seu currículo, você apostaria com suas poupanças de toda a vida que seu próximo romance seria uma odisseia?"

    Uma pessoa sábia não iria prometer a este macaco, porque ele pode fazer isso apenas por acaso e não tem nada a ver com a habilidade do macaco em si. Então, a questão é: se o macaco se tornar um comerciante, e Liu Xiaobo se tornar seu excelente registro de negociações, você estará disposto a deixar seu dinheiro para o gerenciamento do comerciante?

    Certamente, alguém ficará impressionado. Alguns argumentarão que os humanos são inteligentes, não como os macacos. Mesmo que isso seja verdade, também devemos admitir que seu registro de transações é bom, talvez por causa da aleatoriedade.

    Os ativos financeiros representam apenas o direito de reivindicação sobre os ativos físicos, por isso o preço dos ativos financeiros ainda depende no final do valor dos ativos físicos. Em outras palavras, no longo prazo, o preço das ações da empresa deve ser determinado por suas próprias condições de operação e capacidade de lucratividade. No entanto, se olharmos para o gráfico de movimentos das ações, podemos ver que os preços das ações podem variar drasticamente em um dia. É difícil imaginar que a capacidade de lucratividade de uma empresa possa gerar grandes flutuações em um dia, e até mesmo a independência dos resultados da própria empresa.

  • Em tal caso, até que ponto os registros do passado podem ser usados para prever o futuro?

    No passado, eu fiz um modelo de regressão vetorial para ajustar o GRP e o CPI da cidade de Chongqing, usando 75 parâmetros, e o resultado foi muito bom. No entanto, quando tentei usar os dados para prever o ano que vem, surgiu um problema: vários valores se tornaram negativos!

    Eu sempre tive a ideia de que, quando desenhamos o mundo real, os parâmetros mais usados são os mais prováveis de se desviar da realidade. Uma força simples pode produzir aceleração, isso é verdade, mas quando usamos modelos mais precisos, como o nosso exame específico de quais forças atuam, é muito provável que os resultados sejam diferentes, porque algumas forças são ignoradas e o resultado é completamente diferente. Para o movimento de Nablon, podemos dizer que, devido à força conjugada, a direção de movimento das partículas é A. Se realmente quisermos examinar quais moléculas são mais influenciadas, os resultados podem ocorrer, e algumas partículas são ignoradas, então sob a ação das partículas examinadas, como a direção de movimento das partículas se torna B.

    Mais tarde, descobri que minhas ideias coincidiam com a de um comerciante quantitativo no Canadá, que publicou um manual sobre a quantificação de fraudes de negociação. No livro, ele considera que este é um tipo de desvio de migração de dados, e descobriu em sua prática que um bom modelo de previsão financeira baseado em inteligência artificial requer poucos dados históricos e muitas vezes não precisa de funções não-lineares extremamente complexas.

    Também por estas razões, eu não estou interessado em uma classe chamada de deuses de ações. Buffett é um deus de ações, no entanto, a maior parte de sua fortuna não pode vir de ações ou negociações no sentido tradicional, mas sim de investimentos. No pensamento de longo prazo, eu comecei a formar uma visão de que as tendências são previsíveis, para uma empresa, o preço de suas ações ainda depende de sua própria valorização no longo prazo, mas no curto prazo, o acaso está em jogo.

    Uma das melhores soluções possíveis para a aleatoriedade do mercado, que eu conheço atualmente, é o ponto de stop loss, que consiste em reduzir os prejuízos causados pela aleatoriedade para uma faixa aceitável, ou seja, que não se expanda infinitamente, mesmo que a aleatoriedade tenha causado uma queda no preço dos ativos. Dito de forma simples, isso é simples, mas as sutilezas da natureza humana também tornam a vida difícil de ser prevista. Fooled by Randomness dá dois exemplos de resultados, um comerciante de criptomoedas A, cujos ativos pessoais cresceram de US $ 1 milhão em três anos, para US $ 16 milhões, mas em 1998, sua estratégia de negociação, que costumava ser boa, fez com que os ganhos de alguns clientes de US $ 14 milhões caíssem facilmente e se evaporassem em meados de mês. Isso me deixa muito confuso, porque é que os prejuízos não funcionam?

    Isso me lembra de um jogo que eu já joguei: um plano realmente excelente, mesmo que ocorra um acidente ou falha, o acidente e o fracasso também fazem parte do próprio plano.

Traduzido do livro de autobiografia por Zhou Zhou


Mais.