avatar of 发明者量化-小小梦 发明者量化-小小梦
focar em Mensagem privada
4
focar em
1271
Seguidores

Como sobreviver em um mundo cheio de aleatoriedade

Criado em: 2017-02-28 11:38:58, atualizado em: 2017-02-28 11:39:39
comments   0
hits   1579

Como sobreviver em um mundo cheio de aleatoriedade


  • #### Cadeira e máquina de escrever

Recentemente, quando li um conto de fadas chamado “Fooled by Randomness” (Falhado por Randomness), fiquei curioso com um exemplo do livro. O que significa que, se um número ilimitado de burros se sentar em frente a uma máquina de escrever, pelo menos um deles conseguirá escrever o poema completo de William Shakespeare.

O autor então faz uma pergunta e diz: “Se o macaco viesse até você com o seu currículo, você apostaria toda a sua vida em apostar que o seu próximo trabalho seria o Odyssey?”

Uma pessoa sensata certamente não aceitaria o que o macaco fez, pois o que ele fez foi por acaso, e não tinha nada a ver com a habilidade do próprio macaco. Então, a questão é: se o macaco se tornasse um comerciante, e o coelho do Elliot se tornasse seu excelente registro de transações, você estaria disposto a colocar seu dinheiro sob a administração do comerciante?

Claro que alguém ficaria comovido. Alguns argumentariam que, diferentemente dos macacos humanos, os humanos são inteligentes. Mesmo que isso seja verdade, devemos reconhecer que seu registro de transações é bom, talvez por ser aleatório.

Os ativos financeiros representam apenas direitos sobre ativos físicos, portanto, o preço dos ativos financeiros ainda depende do valor dos ativos físicos. Em outras palavras, a longo prazo, o preço das ações de uma empresa deve ser determinado pela sua própria situação de negócios e capacidade de lucro. No entanto, se olharmos para o diagrama de movimentos das ações, sabemos que os preços das ações podem ter fortes flutuações em um dia.

  • #### Nesse caso, até que ponto os registros do passado podem ser usados para prever o futuro?

No passado, eu fiz um modelo de auto-regressão vetorial para ajustar o GRP e o CPI da cidade de Chongqing, usando 75 parâmetros, e o resultado foi muito bom. No entanto, quando tentei usar para prever os dados do próximo ano, surgiram problemas, e alguns valores se tornaram negativos! Os dados de mais de trinta anos se ajustaram muito bem, mas no ano seguinte, os GRP dos últimos trilhões se tornaram negativos! (Claro, também pode ser porque o próximo ano é o fim do mundo).

Eu sempre tive a idéia de que, ao desenhar o mundo real, quanto mais parâmetros são usados, maior a probabilidade de desvio do real. Uma força simples pode produzir aceleração, o que é correto, no entanto, quando usamos modelos mais detalhados, como quando examinamos quais forças estão atuando, é provável que o resultado seja diferente por ignorar algumas forças.

Mais tarde, descobri que a minha ideia coincidia com a de um comerciante quantitativo canadense que publicou um manual sobre o que seria uma caixa de negociação quantitativa. No livro, ele descreveu isso como um desvio de transferência de dados, e na prática, ele descobriu que um bom modelo de previsão financeira baseado em inteligência artificial precisava de menos dados históricos e, muitas vezes, não precisava de funções não-lineares extremamente complexas.

É por isso que eu não estou interessado no chamado deus das ações. Buffett é um deus das ações, mas a maior parte de sua conta não pode ter vindo de ações ou transações no sentido tradicional, mas sim de investimentos.

A melhor solução possível que conheço para a aleatoriedade do mercado é, no entanto, parar de perder, o que significa reduzir os prejuízos causados pela aleatoriedade a níveis aceitáveis, em outras palavras, mesmo que os prejuízos não se ampliem indefinidamente devido à aleatoriedade que leva ao declínio dos preços dos títulos. É muito simples de dizer, mas as subtilezas da natureza humana também tornam difícil de prever.

Isso me lembra de um jogo que eu já joguei, que diz que um plano realmente maravilhoso, mesmo que aconteça um acidente ou um fracasso, o acidente e o fracasso são parte do próprio plano. A essência de ambos é a mesma: fazer um planejamento cuidadoso considerando o possível.

Traduzido do inglês por