Fonte: Snowball. Imagem: Joseph Wang

A pergunta é mais interessante do que eu imaginava, e eu tento responder:
Há três teorias de decisão de risco conhecidas na economia: a teoria do valor esperado, a teoria da utilidade esperada e a teoria da perspectiva.
Na década de 1970, Kahneman e Tversky estudaram sistematicamente a teoria da perspectiva. Durante muito tempo, a economia convencional supunha que todos eram irracionais ao tomar decisões, mas não era o caso. A teoria da perspectiva, que adicionava a eficácia psicológica asimetrica das pessoas em termos de ganhos e probabilidade de ocorrência, explicou com sucesso muitos fenômenos aparentemente irracionais.
Com base na teoria acima, gostaria de explorar alguns tópicos interessantes:
A tendência anti-humana de tomar decisões a cada passo de acordo com as melhores probabilidades é o primeiro segredo do sucesso no sentido tradicional.
Os pobres venderam seus direitos de ganho de lucro aos ricos, e os direitos de ganho de lucro são mais ocultos e mais utilizados para a exploração do valor excedente (não que eu reconheça o conceito de valor excedente);
A inteligência artificial que está em alta demanda é a inteligência artificial que, dependendo de cada passo feito de forma independente e fria, calcula a melhor probabilidade de vencer os humanos.
No entanto, a irracionalidade, o impulso, pode ser a última fortaleza da humanidade.
Teoria do Valor Esperado (Fundamental Ferramenta de Decisões para o Inteligente)
De acordo com a Teoria do Valor Esperado, uma probabilidade de 100% de 50 milhões de dólares e uma probabilidade de 50% de 100 milhões de dólares é a mesma coisa.
O Teorema de Bayes é uma das fórmulas simples mais usadas por tomadores de decisões inteligentes.
Explicação: Use a probabilidade de perder multiplicada pela quantidade de perdas possíveis, a probabilidade de ganhar multiplicada pela quantidade de ganhos possíveis, e o último subtraindo o primeiro. Esta é a maneira que temos tentado fazer. Este algoritmo não é perfeito, mas é simples.
Exemplo A: A biografia de Rubin, ex-CEO da Goldman Sachs
O preço das ações da Unilever foi de US\( 30,5 após o anúncio da fusão, contra US\) 24,5 antes do anúncio da fusão.
Isso significa que, se a fusão acontecer, o aumento do preço das ações resultante do arbitragem pode ser de US \( 3, pois cada ação da Unilever valeria US \) 33,5 (0,6075 × preço por ação da Beddy’s).
Se a fusão não for bem-sucedida, as ações da Univ. podem cair para cerca de US\( 24,50 por ação. As ações que compramos podem cair para cerca de US\) 6.
A probabilidade de sucesso da fusão é de cerca de 85%, e a probabilidade de fracasso de 15%. Com base no valor esperado, a probabilidade de alta é de US\( 3 vezes 85%, e o risco de queda é de US\) 6 vezes 15%.
US\( 3 × 85% = (possivelmente mais) US\) 2,55
-6 dólares x 15% = (possivelmente mais baixo) R$ 0,9
Então, o valor esperado = $1,65.
Este \(1.65 é o lucro que esperamos obter ao colocar \)30.50 de capital da empresa em reserva por três meses. Isso dá uma taxa de retorno possível de 5.5%, ou de 22% em termos anuais. Um pouco abaixo dessa taxa de retorno é o nosso limite mínimo.
Rubin explicou especificamente que isso é o que ele faz todos os dias, parece um jogo de azar, e é verdade que muitas vezes ele perde. Mas ele quer garantir que a maior parte do tempo ele ganha dinheiro.
Exemplo B: (De um Cisne Negro)
Em uma conferência de investimentos, Taleb disse: “Eu acredito que a probabilidade de que o mercado suba um pouco na próxima semana é muito alta, com uma probabilidade de aumento de cerca de 70%”. Mas ele vendeu muito do S&P 500, apostando que o mercado cairá. Sua opinião é que o mercado tem uma maior probabilidade de subir (eu vejo o mercado de pós-venda com bons olhos), mas é melhor vendê-lo (eu vejo um resultado ruim), porque se o mercado cair, ele pode cair muito. “
A análise é a seguinte: se o mercado tiver 70% de chances de subir na próxima semana, 30% de chances de cair. Mas se a subida for apenas 1% de aumento, a queda pode cair 10%. O resultado esperado no futuro é: 70% × 1% + 30% × (-10%) = -2,3%, portanto, deve apostar em queda, e a chance de vender ações vazias com lucro é maior.
Como disse Charlie Munger, o que Buffett faz todos os dias é resolver um simples problema de matemática. Em vez de ser uma habilidade matemática, é um modo de pensar. Saber é fácil, fazer é extremamente difícil.
As probabilidades são, às vezes, contra-intuitivas.
Exemplo C:
Um táxi em uma noite chuvosa, uma testemunha disse que viu o carro azul. Conhecido: 1. A probabilidade de a testemunha identificar o táxi azul e verde é de 80%; 2. O táxi local é 85% verde e 15% azul. Pergunta: Qual é a probabilidade de o táxi do acidente ser azul?
A: A probabilidade de o carro ser um carro verde mas ser visto como um carro azul é (0,15 × 0,8), a probabilidade de o carro ser um carro azul e ser visto como um carro azul é (0,15 × 0,8), então a probabilidade de o carro ser realmente um carro azul é ( (0,15 × 0,8) / kg (0,85 × 0,2) + (0,15 × 0,8) kg = 41,38%). Ou seja, o carro é mais provável de ser verde.
O nosso cérebro, embora seja incrivelmente inteligente, parece ser muito frágil em alguns aspectos da matemática.
No entanto, a teoria do valor esperado não consegue responder por que o botão vermelho tem um valor inferior a um milhão e ainda há muitas opções.
Daniel Bernoulli, em seu artigo de 1738 sobre o conceito de utilidade, desafiou o valor esperado da quantia como padrão de decisão, o artigo inclui principalmente dois princípios:
Princípio da transmissão de benefícios marginais: a quantidade de benefícios que uma pessoa possui sobre a riqueza, ou seja, a derivada de primeira ordem da função de utilidade é maior que zero; com o aumento da riqueza, a taxa de aumento da satisfação diminui continuamente, a derivada de segunda ordem da função de utilidade é menor que zero.
b. Princípio da utilidade máxima: sob condições de risco e incerteza, o comportamento de decisão do indivíduo é regido para obter o valor máximo da utilidade esperada, e não o valor máximo da quantia esperada.
Não sejas um idiota normal, cita o resumo de Kahneman, vencedor do Prêmio Nobel da Teoria da Perspectiva:
a) As pessoas são evasivas de riscos quando recebem;
b. Quando se perde, o racional evita o risco, e o louco é o louco que prefere o risco;
c. O juízo de perdas do tomador de decisão racional não é influenciado pelo ponto de referência, enquanto o juízo de perdas do idiota normal geralmente é baseado no ponto de referência; (por exemplo, o tomador de decisão racional não precisa esperar até o retorno do capital para jogar fora uma ação que deveria ser jogada fora)
d. Os idiotas normais costumam evitar perdas.
Os fatores sociais, cognitivos e emocionais, como os que a economia comportamental estuda, podem levar a escolhas menos racionais.
Por exemplo, a base da riqueza, como ponto de referência, determina em grande medida que as pessoas sigam o vermelho e o verde.
Há exceções.
Mark Zuckerberg é de classe média. Ele conseguiu recusar a aquisição de US\( 1 bilhão da Yahoo por apenas dois anos. Assim como o Snapchat recusou a aquisição de US\) 3 bilhões da Zuckerberg anos depois.
Uma vez, conversando com um irmão mais velho, ele disse que o que mais faltava era um pai que dissesse a si mesmo que você era um malandro.
Se você tem mais dinheiro, você investe em valor, se você tem menos dinheiro, você aposta.
As coisas de pouca probabilidade são difíceis de realizar, e parecem fáceis; as de grande probabilidade parecem um longo caminho, e, na verdade, são muito mais prováveis de chegar ao destino.
Abandonar o direito de ter uma chance e escolher uma pequena chance de conforto é usar os seus escassos recursos para compensar os que são bem sucedidos.
Se a vida é um jogo de azar, se uma série de escolhas e decisões que tomamos determinam o nosso final, então as pessoas inteligentes parecem ter uma vantagem inata, e não é assim.
O interesse de Pascal e Fermat no resultado de um jogo de azar levou-os a apresentar alguns princípios da teoria da probabilidade, a partir dos quais a teoria da probabilidade foi criada.
Para os jogadores de cassino, o segredo para ganhar dinheiro é o seguinte:
Os mais inteligentes conseguem fazer 1 sobre 4, mas o 5 é a fraqueza de muitos mais inteligentes.
A equipe de tecnologia do Google e profissionais de xadrez estudaram a tabela de xadrez do AlphaGo para Lee Shi-hsien, mostrando como o quebra-cabeça da inteligência artificial pensa quando joga o jogo de inteligência mais difícil da humanidade.
O AlphaGo calcula sua própria probabilidade de ganhar em quase todos os jogos de xadrez. Ou seja, para ele, cada ponto de decisão é independente, e o AlphaGo procura calmamente a maior probabilidade de ganhar no jogo em questão.
Como Rubin, Taleb e Buffett, mencionados no início deste artigo, eles são quase um AlphaGo em carne e osso, que insiste em agir de acordo com as probabilidades, muitas vezes parecendo contra-intuitivo, anti-humano e anti-confortável.
A maioria dos homens inteligentes ainda não tem essa sabedoria, e a maneira de agir é grande.
Muitas escolhas de vida, além do abcd, podem ter outras opções.
Para combater os cipriotas alemães, Turing decidiu atacar com artilharia, mas a liderança não aprovou o orçamento e obrigou-o a obedecer às ordens superiores. Turing perguntou: “Quem é o seu superior?”
Eu posso pressionar o vermelho, eu posso pressionar o verde, isso significa que eu tenho escolha.
A terceira via, a venda de opções, vendendo-as a VC e PE, é usar a preferência de risco e a tolerância do capital, compartilhando a faixa de valor entre 1 e 50 milhões.
Curiosamente, o mundo do dinheiro deixa uma porta oculta para os jovens pobres. Eles não estão desejando um milhão de dólares, mas estão perdendo 50 milhões. Eles só precisam de uma visão mais ampla.
É uma das principais forças que impulsionam a criação e distribuição de riqueza na sociedade atual. É também a beleza do capital.
A vida tem muitos momentos de escolha, e não pode ser sempre guiada pela agilidade e pela excelência. Como no naufrágio de Fury, o Capitão Jack abandonou temporariamente a perseguição de navios inimigos e optou por parar em ilhas para satisfazer o sonho de um médico de bordo de fazer uma pesquisa científica darwiniana.
Pensando em um amigo, um casal optou por adiar a criação e a construção de um negócio para ter tempo para os filhos crescendo. Muitas coisas boas e bons momentos aconteceram por causa de escolhas mal calculadas de alguns pais.
Claro, é bom que tenhamos dinheiro suficiente para gastar com a AlphaGo, ou para ajudar pessoas que não têm direito à vida, como a Fundação Bill Gates.
Talvez a escolha em si seja mais importante do que a riqueza. Se o tempo é o bem mais precioso, há opções de vida mais limitadas do que o tempo?
Lembro-me de ir sozinho para Guangzhou depois de me formar em 1995, e encontrar um mestre, que viu que eu tinha um pouco de espiritualidade sem mestre, e não escondeu de louvar a todos os outros que era um jovem gênio. (O tempo sempre é antipático, e até agora ninguém me chamou de gênio no meio da idade).
Então, essa empresa tornou-se a primeira empresa em que eu me juntei, e seu nome é uma metáfora muito comum na vida: a empresa da escolha do que fazer.
Fonte do artigo: Jogos de bola de neve Reprodução feita a partir da base de conhecimento do sentimento de ação