Arbitragem é o ato de comprar ou vender um determinado contrato de negociação eletrônica, ao mesmo tempo em que se compra ou compra outro contrato relacionado. Arbitragem é o ato de negociar em sentido inverso em um mercado relacionado ou em um contrato eletrônico relacionado, aproveitando a mudança de diferença de preço entre os mercados relacionados ou os contratos eletrônicos relacionados para lucrar com a mudança de diferença de preço. Muitas pessoas pensam que o arbitragem é um ato sem risco, ou mesmo de baixo risco, mas, na prática, muitas vezes é fatal.
Há arbitragens de pressão entre soja e óleo de soja e óleo de soja, arbitragens de pressão entre pratos de soja e pratos de soja e óleo de soja, arbitragens de produtos de origem animal entre óleo de soja e pratos de soja, e arbitragens alternativas entre pratos de soja e pratos de soja, óleo de soja e óleo de palma e óleo de soja, tornando-se os mais atraentes arbitragens de lucro no mercado de futuros.
No entanto, de acordo com a minha experiência de anos no mercado, essas estratégias de arbitragem não são tão boas quanto parecem.
Para as empresas de lubrificantes, a soja é a matéria-prima, o óleo de soja e o óleo de soja são produtos de baixa produção. A soja é processada para produzir óleo de soja e óleo de soja.
Quando os lucros de pressão são altos (ou seja, os preços da soja são baixos, os preços do óleo de soja e do óleo de soja são relativamente altos), as empresas têm incentivo suficiente para expandir a produção, aumentar a demanda por soja e aumentar o fornecimento de soja e óleo de soja, o que leva a um aumento relativo nos preços da soja e a uma queda relativa nos preços da soja e do óleo de soja.
Para os arbitragens de futuros, há uma oportunidade de comprar soja e vender óleo de soja, o que costuma ser chamado de arbitragem de extração de óleo de soja ou arbitragem de pressão.
Da mesma forma, quando os lucros da moagem de soja diminuem ou caem em prejuízos (ou seja, os preços do soja são mais altos, os preços do óleo de soja e do óleo de soja são mais baixos), as empresas de óleo geralmente reduzem a produção, paralisam parcialmente ou fecham totalmente a linha de produção, reduzindo a demanda por soja e reduzindo a oferta de mercado de soja e óleo de soja, o que levará a um preço mais baixo do soja e a um preço mais alto do óleo de soja e de óleo de soja.
Para os especuladores de futuros, esta é uma oportunidade de arbitragem para comprar soja e óleo de soja e vender soja ao mesmo tempo, e é conhecida como arbitragem de extração de petróleo inversa ou arbitragem de compressão inversa.
A lógica é muito parecida com a arbitragem de uma siderúrgica no setor negro.
Nessa lógica, os especuladores podem monitorar a ocorrência de oportunidades de arbitragem usando a seguinte fórmula de margem de lucro:
O lucro do processamento de soja nacional = preço de soja x 0,80 + preço de óleo de soja x 0,166- preço de soja -100 ((custo de processamento)) (ou seja, 1 tonelada de soja é processada para produzir 0,8 toneladas de soja e 0,166 toneladas de óleo de soja)

Para dar uma visão mais visual, procurei um gráfico de lucro de compressão histórico de um programa de arbitragem on-line, que considera que quando o lucro de compressão era de cerca de 150 em meados de novembro de 2007, o lucro de compressão era claramente alto, e as operações de compra e venda de soja, soja e óleo de soja logo depois podiam ser lucrativas em uma faixa abaixo de 50.
Devido ao trabalho, no início, eu não me preocupava muito com o arbitragem de pressão. Lembro-me de que alguns amigos fizeram arbitragem de pressão frequentemente nos últimos dois anos, e também ganharam muito dinheiro, e muito respeitaram esse modelo de arbitragem. Até que em 09 ou 10 anos, em uma reunião, ouvi-os dizer que o arbitragem de pressão era um grande prejuízo, e só depois de perguntar soube que a maioria das fábricas de óleo e gordura do país era produzida com soja importada como matéria-prima, enquanto o contrato de soja número 1 da Dalai Lama era de soja nacional, usando contratos de soja nacional para fazer arbitragem de pressão.
No passado, os preços da soja nacional e da soja importada eram muito próximos, o que significava que era fácil ganhar dinheiro, mas agora, a diferença entre os preços da soja nacional e da soja importada está cada vez maior, e os prejuízos são inevitáveis!
A explicação foi um pouco choro. Depois disso, comecei a me preocupar com o mercado de óleo.
A soja nativa é muito diferente da soja importada, geralmente proveniente dos Estados Unidos, Brasil e Argentina, que é uma soja transgênica, com alto rendimento, pouca doença e alta taxa de extração de óleo, e é usada principalmente para o óleo de soja;
A produção de soja não-transgênica é muito baixa e a produção de óleo de soja é muito menor, o que faz com que seja mais adequado para consumo humano do que para o óleo de coco, devido a restrições políticas. Juntamente com as diferenças de eficiência agrícola e políticas de subsídios entre os dois países, a soja importada de baixo preço já domina o mercado de óleo de soja no país.
Se você estiver atento, você verá que quase todos os óleos de soja nos supermercados estão marcados com a palavra “gênico-transformado”. Nesse contexto, as empresas de óleo de soja do nordeste, que produzem soja nacional como a principal matéria-prima, estão em declínio e em situação de prejuízo total, enquanto as empresas de óleo de soja do sul, que produzem soja importada como matéria-prima (principalmente com capital estrangeiro), estão crescendo e crescendo.
Para piorar a situação, a política de armazenagem da soja nacional, implementada desde 2008 para proteger os interesses dos agricultores e garantir a área de cultivo, colocou o preço da soja nacional muito acima do preço da soja importada em Porto.
A consequência dessa política é que, por um lado, o soja importado a baixo preço monopolizou completamente o mercado de óleo, com importações anuais de cerca de 60 milhões de toneladas, dependendo fortemente do fornecimento externo, enquanto as empresas de óleo nacionais sofreram um grande impacto, especialmente as empresas de óleo do nordeste, quase todas falidas; por outro lado, o estoque de óleo de soja nacional nas mãos do estado não pode ser digerido, e teve que fornecer subsídios para o processamento das fábricas de óleo de ponto, com enormes perdas.
A política de armazenamento de soja chegou ao fim em 2014, quando foi substituída pela política de subsídios ao preço-alvo.
E o mais engraçado é que, até agora, ainda há muitas pessoas no mercado que usam futuros de soja domésticos para fazer arbitragem de compressão. Em jornais de futuros de soja, em artigos de pesquisa de empresas de futuros e em artigos na web, esse tipo de arbitragem é comum.
Depois de uma mudança tão grande na estrutura da indústria de óleos e gorduras, em relação a 08 anos atrás, e ainda há tantas pessoas estudando esse tipo de arbitragem de portas fechadas, irresponsávelmente divulgando e recomendando publicamente para os investidores comuns, eu também estou bêbado!
Naturalmente, muitos pesquisadores e especuladores ligados ao setor de óleo e gordura começaram a usar os futuros de soja da CBOT (Chicago Mercantile Exchange) e os futuros de soja e óleo de soja dos EUA para fazer arbitragens de compressão, e atualizaram a fórmula para calcular o lucro da compressão devido à diferença na produção de óleo:
O lucro do processamento de soja importada = preço do feijão x 0,788 + preço do óleo de soja x 0,186- preço do feijão-100 ((custos de processamento) ((ou seja, 1 tonelada de soja processada produz 0,788 toneladas de feijão e 0,186 toneladas de óleo de soja)
Esse tipo de arbitragem usa contratos de futuros de soja CBOT, que correspondem às condições reais de produção da indústria de óleo e gordura. Se fosse três ou quatro anos atrás, talvez eu ficasse impressionado com esse tipo de lógica de arbitragem.
Imaginem o que aconteceria se você fizesse arbitragem de pressão de acordo com essa fórmula aparentemente rigorosa, nos próximos anos.
A diferença de preços entre o preço atual e o preço futuro da soja, do óleo de soja e do óleo de soja dos Estados Unidos é difícil de prever para uma empresa que não faz parte da cadeia industrial, e é impossível obter lucros com essa diferença.
Quando você pensa que a importação de soja é uma perda de lucro, você deve fazer um arbitragem inversa da compressão, e depois de dois meses você pode achar que as usinas de óleo estão cheias de lucro com a alta da moeda;
Quando você pensa que a produção de soja dos EUA é perdedora, pode ser que se passem dois ou três meses para descobrir que as fábricas de lubrificantes usam soja sul-americana a preços mais baixos, ou que os comerciantes de importação vendem a preços perdidos no país devido à necessidade de financiamento de certificados de crédito.
Quando você pensa que a abundância de soja na América do Sul pode ser importada para o país a preços mais baixos, pode ser que se passem dois ou três meses para descobrir que a América do Sul está em um caos por causa da chegada da estação chuvosa, greve dos trabalhadores portuários, agitação política, flutuação da taxa de câmbio, etc., o que faz com que os navios sejam lentos e não consigam transportar a soja, forçando as fábricas de óleo a comprar soja a preços mais altos para manter a produção.
Quando você pensa que o preço do óleo de soja está baixo demais e deveria subir, você pode descobrir que o óleo de soja argentino está sendo despejado no mercado internacional, ou que o estoque excessivo de óleo de palma criou uma forte alternativa para o óleo de soja.
Em suma, se você estiver no mercado de futuros por um longo tempo, você vai descobrir que as Marianas do Pacífico não são nada em comparação com os buracos do mercado de futuros.
Então, se você é um cliente corporativo especializado na indústria de óleos e gorduras, e você usa a combinação de fluxo de câmbio, a tendência da diferença de base de lojas, a situação do transporte de logística, a flutuação do estoque de portos, a competição de substitutos, etc., para fazer uma arbitragem de pressão, OK, eu acredito que você tem a capacidade de ganhar mais ou perder menos, e a vitória final é sua!
Além da arbitragem de pressão no mercado de óleos, existem duas estratégias de arbitragem mais comuns: a arbitragem de substituição de óleo e a arbitragem associada ao óleo.
Entre as várias estratégias de arbitragem no setor de combustíveis, a arbitragem de substitutos de óleo ocupa a maior proporção. Como a lógica da indústria é clara, a lei da diferença de preços é evidente e há verificação estatística matemática, atraiu a grande atenção dos especuladores e pesquisadores de futuros, e a correspondente literatura de pesquisa e relatórios de investimento também é a mais rica.
O óleo de soja, o óleo de canola e o óleo de palma são as principais variedades de gordura do país. Do ponto de vista do consumidor final, há uma relação de substituição entre os três, e há uma alta correlação entre as variedades, e os preços dos três estão muito próximos.
Como o armazenamento de óleo de canola pelo Estado em anos recentes interfere com a relação de diferença de preços entre o óleo de canola e o óleo de soja e o óleo de palma, e o volume de negociação de óleo de canola é relativamente baixo, aqui apenas é analisada a arbitragem alternativa entre o óleo de soja e o óleo de palma.
No mercado de consumo de óleo vegetal da China, o óleo de soja e o óleo de palma representam, respectivamente, 40% e 20% do consumo total, sendo as principais variedades de consumo de óleo vegetal doméstico. Embora tenham diferentes princípios básicos, os dois têm uma forte substituição, fazendo com que os preços dos dois sejam altamente correlacionados, sendo que, segundo as estatísticas, a correlação de preços entre o óleo de soja e o óleo de palma é superior a 95%.
O gráfico abaixo mostra os dados históricos dos principais contratos futuros de óleo de soja e óleo de palma entre 29 de outubro de 2007 e 12 de setembro de 2012.

Ao mesmo tempo, a diferença de preços entre o óleo de soja e o óleo de palma, devido às suas próprias características de produção e consumo, apresenta uma variação sazonal, criando oportunidades de arbitragem entre o óleo de soja e o óleo de palma.
A principal fonte de óleo de soja do país é a importação direta de óleo de soja e parte do óleo de soja importado. Como a proporção de óleo de soja produzido no país diminui a cada ano, a correlação entre os futuros de óleo de soja e o preço do óleo de soja CBOT está cada vez mais alta. O soja importado do país vem principalmente dos Estados Unidos, Brasil e Argentina.
O óleo de palma em nosso país depende principalmente de importações estrangeiras, principalmente da Malásia e da Indonésia. De acordo com o ponto de vista, o óleo de palma importado no nosso país é refinado para não mais de 24 ° C. Além disso, o óleo de palma de algodão importado é refinado e vendido após a importação para portos domésticos.
Devido ao alto ponto de coagulação do óleo de palma, o óleo de palma se congela em condições de baixa temperatura, resultando em uma má aparência, prejudicando a venda de óleo de palma. Portanto, o consumo de óleo de palma tem uma certa sazonalidade, o consumo de verão é maior e tem alta alternância ao óleo de soja; menor em inverno, baixa alternância ao óleo de soja.
Utilizando dados do Wind para analisar a diferença de preços entre os principais contratos de futuros de óleo de soja e de óleo de palma entre outubro de 2007 e o final de 2015, o menor ponto de diferença de preços entre os dois ocorreu em 8 de março de 2010 em 524, o maior de ambos ocorreu em 31 de outubro de 2012 em 2198, e a média de diferença de preços entre os dois foi de 1166, com 95% de probabilidade de diferença de preço operando dentro do intervalo de 594 a 1738 libras.
Além disso, há uma certa lei de variação sazonal entre os preços, ou seja, os pontos altos de ambos os preços geralmente aparecem em três trimestres de cada ano, com maior probabilidade de ocorrência em 8 e 9 de setembro; os pontos baixos de ambos os preços geralmente aparecem em um trimestre, com maior probabilidade de ocorrência em 2 e 3 de março. No mesmo período, o preço de óleo de soja e o óleo de palma também coincidem basicamente.

Não acham que isto é uma caixa de tesouros escondida? Basta apertar a caixa de tesouros de acordo com as regras mostradas no gráfico acima, para que o mercado de futuros possa ser usado como uma caixa de retiros?
E depois de ter ganho e perdido muitas vezes com essa estratégia, eu acho que essas estatísticas estáticas são resultados de que os que ganham e perdem depois de um acidente, seguindo essa estratégia, geralmente ficam em um dilema como os porcos antes do acidente.
Por exemplo, você sabe que há uma probabilidade de 95% de que o preço do óleo de soja e o preço do óleo de palma estejam entre os 594 e os 1738 dólares, mas como você decide quando entrar e quando sair?
Se você tiver 1738 como ponto de entrada e fizer a operação de regressão de diferença de preço para comprar óleo de palma e óleo de soja, então em 09, 10, 11, 14 e 15 anos você não terá nenhuma chance de entrar, porque esses anos a diferença de preço entre o óleo de soja e o óleo de palma no ponto mais alto também será de mais de 1400 e até menos de 1000 pontos; e em 08 e 12 anos você intervirá muito cedo, porque esses dois anos a diferença de preço chegará a 2000 e 2200 pontos, respectivamente. Correspondentemente, você fará a operação de ampliação de diferença de preço para comprar óleo de palma e óleo de soja, também terá esse problema.
No que diz respeito ao regresso da arbitragem ao diferencial de preços, podemos olhar para o extremo da diferença de preços de óleo de soja e óleo de palma no final de 2012.
Naquele ano, a Direção-Geral de Inspeção de Qualidade emitiu uma notificação sobre o reforço adicional da fiscalização de inspeção de óleos vegetais para consumo, que proíbe a importação de óleos vegetais para consumo importados que não atendam aos padrões nacionais de segurança alimentar existentes na China.
Como o óleo de soja comestível e o óleo de canola importados da China são de boa qualidade, basicamente podem atender aos padrões nacionais de segurança alimentar, mas o preço do ácido do óleo de palma de grau comestível importado da China não atende aos padrões nacionais, portanto, o impacto no óleo de palma doméstico é maior. Para o óleo de palma que não atende aos padrões não poderá mais ser importado como óleo vegetal comestível, mas ainda pode ser importado como óleo de matéria-prima.
Para evitar a restrição da política, a maioria das empresas expandiu as importações de óleo de palma no segundo semestre de 2012, reservando o óleo de palma necessário para o próximo ano, o que levou o estoque de portos de óleo de palma domésticos a mais do que o dobro do mesmo período histórico. O grande estoque exerceu uma forte pressão sobre o preço do óleo de palma doméstico e também levou o óleo de palma importado a se transformar em prejuízo.
Ao mesmo tempo, o mercado espera uma diminuição da produção de soja na América do Sul e um aumento dos preços do óleo de soja, o que faz com que a diferença entre o óleo de soja e o óleo de palma continue a crescer, batendo recordes históricos.
Assim, muitos investidores de arbitragem entraram em lotes entre 1700 e 2000 pontos, na esperança de que a diferença de preço poderia voltar abaixo de 1500. Mas, inesperadamente, a enorme quantidade de importações de óleo de palma, juntamente com a expectativa de redução das tarifas de exportação para a Malásia e a Indonésia no futuro, o óleo de palma continuou a enfraquecer, o óleo de soja 1301 contrato e óleo de palma 1301 contrato de diferença de preço continuou a subir, em meados de janeiro, chegou a cerca de 2800 o máximo histórico de preços ((o gráfico acima é o preço do contrato principal, o máximo de 2200 pontos, refletindo a entrada de 1305 contrato diferença de preço).
Se o extremo de 2012 foi apenas uma exceção, a diferença de preço entre os contratos de 1701 de óleo de soja e 1701 de óleo de palma (foto abaixo) é outra exceção extrema, e uma exceção extrema para o arbitragem de uma diferença de preço.

De agosto a novembro de 2016, quando a diferença de preços era historicamente alta, os contratos de 1701 de óleo de soja e 1701 de óleo de palma caíram de cerca de 1.000 para cerca de 460. Muitas pessoas fizeram arbitragens para ampliar a diferença de preços em torno de 800, 700 e 600 (suas sugestões de investimento ainda estão disponíveis), esperando que a diferença de preços volte para 1.000 ou mais.
Afinal, de acordo com a lógica industrial acima, o óleo de palma não é adequado para consumo no inverno, e está no pico de produção anual, e seu preço deve ser muito menor do que o óleo de soja.
No entanto, a realidade é cruel: os preços do óleo de palma estão em alta devido à previsão de redução da produção de óleo de palma na Malásia e a uma forte redução dos estoques domésticos, enquanto os preços do óleo de soja estão sob pressão de estoque, com um aumento lento e uma diferença de preços anti-estacional que atingiu um mínimo histórico.
A diferença entre o preço do óleo de soja e o preço do óleo de palma raramente chega abaixo de 500 reais, mesmo no verão, quando o óleo de palma é consumido em alta e é substituído em grande quantidade pelo óleo de soja.
Depois de ver a diferença entre o preço do óleo de soja e o preço do óleo de palma no final de 2012 e em novembro de 2016, você não sabe o quanto você ainda tem confiança no futuro?
O óleo de soja e o óleo de soja, como os principais produtos de pressão de usinas de petróleo domésticas, são produtos concomitantes, com exceção do impacto do óleo de soja importado, os fatores de fornecimento dos dois são basicamente iguais.
No consumo a jusante, o óleo de soja é usado principalmente como óleo de cozinha, e o feijão de soja é usado principalmente para processamento de ração, que é dominada por ração de porco, ambos na consistência do lado da oferta e na diferença do lado do consumidor, o que leva a sua tendência de preços a ter essa relação de longo prazo.
Em teoria, se os preços do óleo de soja aumentarem impulsionados pela demanda, isso inevitavelmente levará as usinas a aumentar a produção, enquanto o óleo de soja produzido em proporções fixas poderá causar um excesso de oferta no mercado de óleo de soja, reduzindo assim os preços do óleo de soja. Este fenômeno é conhecido como queda de óleo de soja, ou, pelo contrário, queda de óleo de soja.

Assim, a variação do preço do óleo de soja e do óleo de soja, em geral, convergente, pode ocorrer com um padrão de forte e fraca diferenciação devido a vários efeitos básicos de oferta e demanda. Esta lei é a base para a viabilidade do arbitragem entre os óleos de soja.
No entanto, na verdade, o histórico de arbitragem do óleo de cozinha é quase semelhante ao da arbitragem do óleo de manteiga.
Resumindo os vários arbitragens no setor de óleos, gostaria de dizer que, seja o arbitragem de pressão, o arbitragem de substituição de óleo ou o arbitragem de conexão entre os reservatórios de óleo, a lógica é baseada no equilíbrio dos lucros das refinarias ou na substituição dos preços dos consumidores, considerando que o produtor (a refinaria) ou o consumidor desempenha um papel dominante na evolução dos preços dos respectivos produtos.
Na realidade, os preços de produtos como soja, óleo de soja, óleo de palma e soja, além de serem influenciados pelo produtor (petrolíferas) ou pelo consumidor, também são influenciados por vários aspectos, como a expectativa de produção, o nível de estoque, o transporte marítimo, a flutuação da taxa de câmbio, a política de importação e exportação, a política de biodiesel, o financiamento de comerciantes e o impulso de fundos no mercado de futuros. Sob a influência de muitos fatores e complexos, a influência do produtor (petrolíferas) ou do consumidor muitas vezes não desempenha um papel importante, e nem a opinião pública orienta a tendência dos preços.
A transmissão foi feita pelo Poker Investor.