A quantificação ou programação no desenvolvimento do mercado de derivativos tem uma tendência cada vez mais avançada, especialmente com a melhoria de várias ferramentas e tecnologias de TI, para que a tecnologia de negociação programada do mercado internacional possa ser rapidamente transferida para o mercado chinês. E, independentemente da diferença de regulação entre a China e o mundo, a tolerância à negociação programada, é inegável, a negociação programada só vai ficar mais e mais, a tecnologia está cada vez melhor, especialmente o volume de dados está cada vez maior, a velocidade de negociação está cada vez mais rápida, a reação humana não está a par, só com o auxílio de meios de quantificação para sobreviver no mercado de derivativos.
O primeiro trabalho de negociação programada é coletar dados, a menos que seja feito em ações alfa, os dados do lado de futuros são focados em organizar e limpar os dados do contrato principal, o volume de dados não é grande, mesmo que seja tick, é aceitável. Mas os dados de opções, em comparação com os futuros, não são um volume, e há opções de vários meses, há pelo menos mais de 10 opções de compra e mais de 10 opções de baixa por mês, o equivalente a mais de 150 contratos ao mesmo tempo.
Depois de coletar e armazenar os dados, é possível calcular indicadores especiais, além de simples indicadores de negociação, preço de transação, volume de transação e quantidade de posse, além de indicadores que não existem em futuros originais, mais indicadores que precisam de cálculo de processamento. Se a estratégia de negociação envolver a volatilidade ou o fator de tempo, será necessário realizar cálculos semelhantes em termos de fórmulas de preços em contratos relevantes.
Monitorar oportunidades de negociação: classes de arbitragem sem risco, classes de cobertura de baixo risco, negociação de tendências direcionais
Os tipos de negociação de opções são muito mais do que os futuros, se o risco for de baixo a alto, respectivamente, arbitragem sem risco, negociação com baixa cobertura de risco, negociação direcional, falando sobre o monitoramento da oportunidade de negociação, primeiro é preciso saber o que monitorar, algumas são regras e fórmulas mortas, outras são totalmente flexíveis e precisam de criar sua própria arte de negociação, cada uma com diferentes pontos de vista que precisam de monitoramento, abaixo estão as três categorias de uma descrição simples.
Arbitragem sem risco: é encontrar oportunidades de arbitragem a partir da fórmula de paridade de compra e venda (Put-Call Parity), que é uma coisa que não é muito grande problema, desde que a fórmula não seja errada, o monitoramento no disco requer o cálculo rápido do melhor contrato de arbitragem e espaço entre vários contratos de opções e itens indicados no mesmo mês, e depois dá uma sugestão rápida.
2 , baixa cobertura de risco: esta parte é a maioria das operações de taxa de flutuação, pode ser baseada na adaptação da curva de sorriso de flutuação no mesmo mês, observar o ionização da taxa de flutuação de contratos individuais, fazer operações de convergência de taxa de flutuação, mas também pode ser feita a distorção e convergência da estrutura mensal de flutuação entre diferentes meses. Esta parte das operações são pelo menos dois ou mais contratos de opções, muitos fatores de risco são contrapostos, mas não são totalmente sem risco, por isso é chamado de baixa cobertura de risco, e esse tipo de negociação de oportunidades de monitorização, muito consumir recursos operacionais, alguns precisam de desenhar um gráfico mais fácil de pesquisa e monitoramento de trabalho, ou muito grande.
3 , negociação de tendência direcional: este tipo de negociação deve ser uma extensão da estratégia de CTA de futuros, originalmente baseada na análise do preço de futuros julgamento e identificação, para procurar pontos de partida relativamente favoráveis para ganhar lucro em bandos ou intervalos de oscilação, o comerciante precisa compilar indicadores relevantes para formar uma lógica de negociação específica e monitorar, após a inclusão de opções, dentro da lógica de negociação original, pode adicionar indicadores exclusivos de opções, como taxa de volatilidade ou canais de venda de poder de compra de opções, aumentar a dimensão de negociação, aperfeiçoar o modelo de negociação.
Execução de transações: classes de arbitragem sem risco, classes de cobertura de baixo risco, negociação de tendência negativa
A monitorização das três categorias de oportunidades de transação acima mencionadas ocorre após a execução de cada transação, conforme descrito abaixo.
1 , arbitragem sem risco: após a descoberta de oportunidades de negociação, é necessário entregar rapidamente 3-4 instruções de negociação de contratos ao mesmo tempo, além de se preparar para a reação de retirada ou remediação após qualquer perna não ser transacionada. Esses passos são controlados por programas. Além do processo de execução ser estável, é necessário a velocidade mais rápida, porque todos estão olhando, os lucros das oportunidades de arbitragem são ligeiramente passados, apenas o primeiro lugar, o segundo lugar é zero pontos.
2o, proteção de baixo risco: este tipo de oportunidade de negociação não está morto, então o monitoramento da oportunidade de negociação é baseado em sua própria percepção, então você não terá exatamente o mesmo ponto de negociação, não se aglomerará, mas ainda estará envolvido em negociações de várias partes, então as instruções de entrega rápida e o processamento subsequente são semelhantes ao arbitragem sem risco.
3 , negociação de tendência direcional: este tipo de negociação é mais fácil, geralmente não há condições de muitas pernas, mas é necessário prestar atenção à estratégia direcional do CTA original, quando o sinal de negociação é emitido, é necessário converter a posição do futuro em uma opção apropriada, talvez toda a estratégia do comprador, ou seja, quando surgir um sinal de cabeça múltipla, mude a posição futura em uma opção de compra e venda; Quando surgir um sinal de cabeça vazia, compre uma posição de liquidação de opção de compra e venda e compre uma opção de queda.
Após a negociação, as posições adquiridas precisam de um gerenciamento de risco relevante, a probabilidade de arbitragem sem risco não precisa de gerenciamento, desde que se preste atenção à condição de uso dos fundos; As classes de cobertura de baixo risco precisam de monitoramento de vários fatores de risco durante a liquidação ou após a liquidação. Quanto à forma como os pontos críticos de cada fator de risco são definidos e como os pontos críticos são ajustados.
A negociação de opções depende muito da programação, pois há mais dimensões de volatilidade e tempo a serem observadas, e também mais tipos de negociação, sendo necessário e inevitável o trabalho de negociação por meio de meios programados ou quantificados, e eu acho que esse trabalho de preparação quantitativa pode permitir que a equipe de negociação tenha uma melhor compreensão do comportamento dos preços dos indicadores, observação de uso suficiente, monitoramento de negociação multidimensional pode tornar o sistema de negociação mais maduro, não apenas para o crescimento da equipe de negociação, mas também para a integridade do desenvolvimento de todo o mercado.
“O que é que eu tenho a dizer?”