Indicador do desempenho das transações de algoritmos de avaliação -- Sharpe ratio

Autora:Sonhos pequenos, Criado: 2017-03-30 14:32:40, Atualizado:

Indicador de desempenho de negociação de algoritmos de avaliação: taxa de Sharpe

Quando se executa uma estratégia de negociação algorítmica, o indicador de avaliação mais comum é o rendimento anualizado. No entanto, há muitas falhas em usar apenas esse indicador. O cálculo do rendimento de uma determinada estratégia não é totalmente claro. Por outro lado, se existem duas estratégias que ganham o mesmo rendimento, como podemos saber qual delas é mais arriscada? E, o que significa mais risco? No mundo financeiro, estamos muito preocupados com os intervalos de variação e retração dos ganhos. A comparação de diferentes estratégias e a avaliação de riscos das estratégias contribuíram para o uso do índice Sharp.

  • Definição do índice Sharp

    William Forsyth é um economista ganhador do Prêmio Nobel de Economia. Ele ajudou a desenvolver o modelo de preços de ativos capitais (CAPM) e, ao mesmo tempo, desenvolveu o índice Sharpe ratio (actualizado em 1994).

    A taxa de Sharpe é definida pela seguinte equação:

    Ra é o rendimento intermédio da estratégia ou do investimento e Rb é o rendimento intermédio do indicador adequado. Esta proporção é a proporção entre o rendimento excedente médio do investimento ou da estratégia e o desvio padrão desse rendimento. Assim, quando a volatilidade do rendimento é menor, a estratégia ou o investimento terá um maior Sharpe ratio no mesmo rendimento.

    Na estratégia de negociação, o índice de Sharpe anual é frequentemente citado. Este índice considera a duração do intervalo de negociação. Supondo que uma estratégia tenha N intervalos de negociação em um ano, o índice de Sharpe anual da estratégia é calculado pela seguinte fórmula:

    É importante notar que o índice de Sharpe deve ser calculado com base no tipo de intervalo de tempo em consideração. Por exemplo, uma estratégia é baseada em negociações diárias, então N = 252 porque há 252 dias de negociação por ano, e Ra e Rb também devem ser ganhos diários. Da mesma forma, para uma estratégia que opera por hora, N = 252 * 6.5 = 1638, porque há apenas 6.5 horas de negociação por dia.

  • Seleção de critérios

    A fórmula de cálculo do índice de Sharpe menciona um ponto de referência. O ponto de referência é usado como um critério para avaliar se a estratégia é digna de ser considerada. Por exemplo, uma simples estratégia de longo prazo de investimento em ações de grande volume deve ser capaz de superar o índice S&P 500 ou, pelo menos, ser capaz de suportar uma flutuação menor.

    Como escolher o benchmark, por vezes, não é claro. Por exemplo, se um fundo de índices de bolsa pode ser usado como um benchmark para o desempenho de empresas listadas independentemente ou com o S&P 500? Então, por que não usar o Russell 3000? Um fundo de hedge, com índices de mercado ou com outros fundos de hedge como um benchmark?

    Para dar um exemplo particular. Para a estratégia neutra de mercado, há uma consideração um pouco complexa, se a taxa de juros sem risco ou zero deve ser usada como referência. Como a estratégia é neutra de mercado, os indicadores de mercado não são adequados para ser usados como referência. A opção correta é não subtrair a taxa de juros sem risco.

  • Limitações

    Embora o índice de Sharpe seja muito importante na quantificação financeira, ele também enfrenta algumas limitações próprias.

    Em primeiro lugar, o índice de Sharpe é retrospectivo. Ele apenas explica a distribuição e oscilação dos ganhos históricos, e não os futuros. Quando se julga com base no índice de Sharpe, uma suposição implícita é que o passado e o futuro são equivalentes. No entanto, não é sempre assim, especialmente quando o sistema de mercado muda.

    Em segundo lugar, o cálculo do índice de Sharpe pressupõe que a distribuição dos lucros é muito boa. Infelizmente, os mercados são frequentemente tendenciosos. A distribuição dos lucros é frequentemente boa, e, portanto, a probabilidade de ocorrência de situações extremas é maior do que a distribuição correta.

    Algumas estratégias têm uma fraca resistência a esse tipo de risco. Por exemplo, vender opções de corrida. Ao longo do tempo, vender opções de corrida produz um prêmio de opção estável, o que resulta em baixa volatilidade de ganhos e ganhos muito acima do indicador, resultando em uma alta taxa de Sharpe (baseada em dados históricos).

    Embora para algumas pessoas, isso seja uma conversa habitual. É mais prático incluir os custos de negociação quando se calcula o índice de Sharpe. Em muitos exemplos reais, algumas estratégias de negociação têm um alto índice de Sharpe, mas quando os custos reais são incluídos, elas se transformam em estratégias de baixo índice de Sharpe e baixo rendimento. Isso significa que o rendimento líquido deve ser usado quando se calcula o ganho acima do ponto de referência.

  • Utilização prática

    Uma questão a considerar para o uso do Sharpe ratio é qual o grande Sharpe ratio que é bom para uma estratégia. Uma consideração mais prática é que você deve ignorar as estratégias com Sharpe ratio anuais inferiores a 1 (após dedução do custo de transação). Os hedge funds quantitativos tendem a ignorar as estratégias com Sharpe ratio anuais inferiores a 2.

    Os Sharpe Ratio geralmente aumentam com o aumento da frequência de negociação. Algumas estratégias de negociação de alta frequência terão Sharpe Ratio de números muito altos, alguns podem até ser de dois dígitos. Como essas estratégias podem ter melhores retornos diários e mensais, e raramente sofrem grandes riscos, os retornos variam pouco, resultando em uma alta Sharpe Ratio.

Traduzido de:


Mais.