- 1. Análise estrutural (de derivação, dois pontos de um lado);
Na minha compreensão, a análise de investimento é uma técnica de como lidar com a mudança, e nunca uma técnica de como prever o futuro. Seja em termos básicos ou em termos de ferramentas, a base da análise de investimento é a construção da evolução dos eventos em si e mapear a mudança futura através da análise da probabilidade de eventos. Neste sistema, a análise técnica obviamente ocupa um lugar extremamente importante. Em termos gerais, a análise técnica é a ciência que estuda as mudanças de preços no mercado, ou seja, as flutuações.
No mercado de capitais, a grande maioria das transações são feitas com o objetivo de baixar os preços de compra e venda (exceto os fundos monetários com o objetivo de obter juros ou os fundos de índice com o objetivo de obter um rendimento médio). Mesmo para os comerciantes de valor, a relação entre o preço e o preço de compra e venda é a chave para o sucesso das transações.
No entanto, desde o início do século passado, quando Charles Dow abriu o campo da análise técnica, o sistema de análise técnica amadureceu por mais de cem anos, mas sua utilidade ainda é intuitiva. A razão é simples, a análise técnica é uma ferramenta cuja eficácia depende da habilidade, experiência e habilidade do usuário. Além disso, a teoria da análise técnica também tem suas próprias falhas insuperáveis, e há sempre um número considerável de fenômenos de preços além da capacidade da análise técnica.
O Sr. Soros tem uma ótima explicação para isso. Ele diz: “Suponho que, com poucas exceções, a nossa concepção mental é defeituosa ou pode ser defeituosa, que a nossa compreensão do mundo em que vivemos é inata e que somos inatos para as circunstâncias que precisamos de conhecer para tomarmos decisões, mas que somos influenciados por essas decisões”.
O que ele quer dizer é que, enquanto observador, a análise do objeto de estudo depende mais do próprio observador individual, e a capacidade cognitiva do observador individual é variável, incompleta e defeituosa; segundo, os fatos sobre os quais o observador se baseia sempre tendem a variar, não são equilibrados, e não são lineares entre os efeitos, mas sempre apresentam um estado não linear. Assim, os decisores envolvidos no processo de negociação não tomam decisões com base apenas nos fatos, mas sim com base na interpretação dos fatos, e a interpretação dos fatos é sempre baseada no estilo de percepção e compreensão individual, distante dos fatos em si.
O ponto mais difícil de avaliar no comércio é qual o nível de preço que é seguro, e infelizmente, devido a falhas na teoria e às limitações do próprio comerciante, mesmo quando o preço de segurança é confirmado pela teoria, a probabilidade de erro é enorme. Se eu tivesse que resumir minhas habilidades práticas, eu usaria uma palavra: fuga. Operar um fundo de hedge fez o melhor uso de meu treinamento de fuga. Eu sou rico apenas porque eu sei quando estou errado.
Assim, o comerciante deve aceitar a ideia de controle de perda e sempre dar uma base de erro ou não. As transações que não foram comprovadamente erradas são corretas, o que é exigido pela própria lógica da análise técnica. Quanto à lógica da análise técnica, ela é naturalmente um sistema de pensamento negativo.
Como Karl Popper disse, a hipótese não pode ser comprovada, não é ciência e só pode ser pseudo-ciência, mas muitas teorias recusam-se a reconhecer suas próprias falhas, como o comércio de valor, que é familiar para os comerciantes. O comerciante de valor, se considerar que um investimento tem uma margem de segurança suficiente, então quando o preço cair, a margem de segurança ficará maior e o comerciante não reconhecerá que a decisão anterior foi errada.
A equipe de negociação da LTCM, conhecida como a “combinância de sonhos” de Merryweather, o pai da especulação em títulos de Wall Street, foi organizada por Merryweather, o fundador da empresa, e seus sócios incluem o Nobel da Economia, o inventor do modelo de preços de opções, Merton e Scholes, e ex-vice-ministro da Tesouraria, ex-vice-presidente do Fed, Morris, ex-diretor de negociação de títulos dos irmãos Roman Rothfeld, entre outros. Entre 1994 e 1997, a LTCM criou resultados impressionantes, com retornos anuais de 28,5%, 42,8%, 40,8% e 17%, e o que é mais convincente é o fato de que suas negociações não tiveram perdas, quando o famoso economista Sherp perguntou a Scott Cole: “Onde está o seu risco?”
Os cisnes negros, como a crise financeira russa, que não estavam incluídos na análise do modelo, realmente ocorreram de repente: em 17 de agosto de 1998, a Rússia anunciou a depreciação do rublo, suspendeu a negociação de dívidas estatais e congelou o reembolso de empréstimos de investidores estrangeiros por 90 dias. Isso causou um extremo pânico nos mercados financeiros internacionais, com a venda de títulos de mercados emergentes, transferências de títulos de baixo risco e garantias de segurança dos EUA e da Alemanha.
Os fatores que levam a uma falência de uma empresa de capital de longo prazo são muitos, mas o fator mais mortal é a existência de imperfeições insuperáveis na base teórica de sua sobrevivência, como a falência do sistema de cotação de preços, o que leva à formação de uma forma de comprar duas vezes mais em perdas. Como disse um veterano: “LTCM” (LTCM) “O vermelho ganha”, cada vez que a roda pára em preto, ele aumenta a aposta duas vezes, em tal jogo, apenas um jogador de US \( 1.000 pode perder, mas um jogador de US \) 1 bilhão deve ganhar, porque o vermelho vai acabar, desde que você tenha o suficiente para ganhar até aquele momento. “
É claro que, no que diz respeito ao mercado de ações, se excluir todas as incertezas, se excluir, sob uma condição racional hipotética, os possíveis desafiadores, as mudanças tecnológicas ou a gestão da própria empresa e os riscos de mercado, a abordagem de apostas de duplicação para baixo não é desejável, o perigo está em todas as hipóteses que os comerciantes excluem. O tempo é um mestre de artes, que sempre tende a subverter tudo o que já existe. Se vivemos em um mundo ideal, com fundos ilimitados disponíveis e mercados ilimitados que podem suportar esses fundos, talvez possamos vencer o tempo todo.
O fracasso das empresas de capital de longo prazo, pelo menos em dois pontos, dá aos comerciantes uma profunda inspiração: primeiro, o modelo econômico sempre tem uma série de condições hipotéticas como premissas, e a hipótese do modelo é uma boa hipótese para responder quando surgirem problemas. Por exemplo, a hipótese de que o preço do alumínio evolui na forma de uma tendência. O alumínio é uma das hipóteses básicas da análise técnica, na qual a palavra alumínio tendência é familiar, mas o que é uma tendência?
No sistema de análise de investimentos, a análise técnica estuda os padrões de flutuação de preços e problemas de correlação; os modelos quantitativos estudam a correlação entre os preços por meio de uma sequência de tempo e, com isso, desenvolvem vários tipos de modelos de transação; a análise fundamental procura o desvio entre o preço e o valor intrínseco; além disso, há vários outros modelos de arbitragem. Mas todos os métodos de análise acima mencionados possuem hipóteses correspondentes, cujas condições são em grande parte contrárias à realidade, e há muitas condições hipotéticas que não podem ser assumidas, como o modelo 5-3-trilha da teoria das ondas. A grande falha do método analítico tradicional é que, nessas hipóteses, ele viola o princípio da simplicidade, é frequentemente repetido na forma e perde a forma.
Na prática de longa data, encontramos três grandes dificuldades em sistemas tradicionais de análise tecnológica, com diferentes graus de complexidade:
Uma é a questão da definição exata. Se o comerciante é familiarizado com o conceito de tendência, a tendência compreendida pelo comerciante é uma tendência, uma tendência, o que traz o problema da repetição de sinônimos. Consequentemente, a tendência é um conceito de importância fundamental que não é definido no sistema tradicional de análise técnica e não dá uma descrição precisa da quantidade esperada, o que traz grande confusão para a operação de negociação.
A segunda é a questão da universalidade. Por exemplo, a teoria das ondas, seu modelo de ciclo de 5 a 3 vezes, aplicá-lo para analisar índices de ações, talvez seja apropriado, mas para a análise de ações individuais, é muito difícil.
A terceira é a descrição da probabilidade. Os comerciantes só podem usar esses termos vagos para descrever o mercado, como dizer que o índice de ações de Bitcoin tem uma probabilidade de queda e queda estável, apenas dizer que o Bitcoin é uma probabilidade, não dizer que o Bitcoin deve ser o Bitcoin determina o Bitcoin, etc. Esta é a descrição da probabilidade.
Então, os três grandes problemas da análise técnica, a questão da precisão, a questão da universalidade e a descrição da probabilidade, são insolúveis? Deve-se dizer que esses problemas são perfeitamente resolvidos no sistema da análise estrutural.
É claro que, em sua essência, a análise estrutural ainda é um método de análise técnica, mas é um sistema de métodos totalmente novo, que é construído completamente a partir da própria lei de oscilação do mercado, não é um produto fechado e inventado. Apesar de ter emprestado um vocabulário separado da teoria tradicional de análise técnica, não tem qualquer relação de origem com o sistema tradicional de análise técnica.
Por mais de cem anos, os pesquisadores se concentraram mais na técnica de previsão em sistemas de análise técnica, que é uma falha. Na verdade, a análise técnica, por sua essência, não é uma ciência de previsão, mas uma técnica de medição acompanhada para ler a estrutura fundamental do mercado, seguindo a própria estrutura de oscilação do preço. É o alicerce de todo o sistema de análise da estrutura de oscilação de preços. De acordo com os princípios básicos da análise estrutural, a descrição dos padrões de oscilação de preços que ocorrem é uma compreensão objetiva da natureza do mercado.
No que diz respeito ao seu método, o método da análise estrutural é completamente um método de dedução. Ele se baseia na análise dos preços dos mercados financeiros, através da construção de conceitos, categorias, leis e teorias, dando a esse método de análise a forma de um sistema de estrutura lógica, permitindo que a determinação e a hierarquia da estrutura de preços sejam plenamente demonstradas, ao mesmo tempo em que excluem os supostos desnecessários de hipocrisia, tornando-os compatíveis com o princípio da simplicidade lógica e com uma forma simples e intuitiva. Claro, em termos de lógica de pensamento por trás dele, a análise estrutural herdou a lógica de pensamento negativo dos métodos tradicionais de análise técnica.
Na minha opinião, o método da teoria das ondas é excluir a lei, excluir outras possibilidades, e a última possibilidade é a realidade do mercado. Esta variabilidade da teoria das ondas é lamentada por muitos comerciantes, mas eu pessoalmente acho que é exatamente essa variabilidade que representa a característica artística da teoria das ondas, é a melhor expressão da lógica do pensamento negativo. Portanto, a lógica do pensamento negativo não é apenas uma exigência intrínseca da análise técnica, mas deve ser implementada em todo o processo de negociação do comerciante.
Um conceito muito importante e constante no sistema de análise estrutural é que a estrutura é uma forma de pensar, e não um postulado de pensamento. Aqui há três níveis de significado: 1) a forma de pensar estrutural é, em si mesma, uma forma de pensar negativa, 2) as conclusões obtidas através da análise estrutural não são necessariamente as reais do mercado, 3) portanto, na prática, são necessárias proteções de controle de perdas para controlar o risco de julgamentos errôneos.
No mercado financeiro, o único padrão para medir a qualidade de um sistema de métodos ou modelo de negociação é a praticidade. Por exemplo, a teoria de Dow Jones, apesar de ter uma contribuição inovadora para o sistema de análise técnica, é muito pobre em termos práticos. Assim também a análise fracionária, que tem contribuições subversivas para a interpretação dos mercados financeiros, mas não é um sistema de negociação, com pouca viabilidade. A teoria das ondas é uma tentativa de quantificação do comportamento dos preços e a teoria fracionária do modelo de pixel 5-3 é incomparável, dando uma avaliação muito alta, mas como um sistema de negociação, sua versatilidade é assustadora.
No sistema de análise estrutural, não prever, seguir o movimento é a estratégia de negociação central. Como a análise técnica é uma ciência de como lidar com a mudança, é a medida da mudança, não prever, seguir o movimento da estratégia é a exigência intrínseca da análise técnica. O excelente comerciante não tem posição, não prevê, ele apenas espera que o movimento lhe diga para onde o mercado está indo, ele apenas espera que a presa entre em um círculo de ataque, e o momento em que ele aperta o gatilho é apenas uma reação natural e natural ao movimento do mercado.
Nós dizemos que o que o comerciante está negociando é o seu próprio sistema de negociação, e depois de adquirir uma certa experiência, a maioria dos comerciantes irá revisar e corrigir o seu sistema de negociação com base na experiência existente, removendo ou adicionando algumas condições para torná-lo mais satisfatório, e a lógica de pensamento por trás do sistema de negociação é ignorada de forma intencional. A natureza humana gosta de certeza, mas a análise técnica é um método de análise negativo, que exige que o comerciante o use com uma atitude de ceticismo.
Na verdade, muitos comerciantes, apesar de usar o modelo de negociação de análise técnica, não aceitar a lógica de pensamento de análise técnica. A demonstração concreta é que não aceitar a visão de controle de perda, e tomar uma posição baixa, a prática de redução de custos. Esta abordagem é, na verdade, a recusa a admitir o seu erro, é uma lógica de pensamento de risco positivo, e os comerciantes mais experientes e maduros geralmente aceitam a idéia de risco de perda.
Parece que o controle de risco e a gestão de riscos de especulação errada (que também é uma questão de controle de risco) são questões que os comerciantes devem resolver em primeiro lugar. O fracasso ou o erro são inevitáveis, e o que os comerciantes podem fazer é apenas tentar controlar os prejuízos causados pelo fracasso, para que não fiquemos em uma situação de fracasso e não possamos recomeçá-lo.
No entanto, muitos comerciantes tendem a entender o controle de risco e a gestão de crises simplesmente como uma parada de perda, o que significa saltar de uma zona de erro para outra zona de erro. Embora a parada de perda seja importante, a lei da pesca é a importância da parada de perda, o que significa que, se a caça morder o seu pé, a única chance de escapar é sacrificar a perna. Estendendo-se ao mercado financeiro, a lei da pesca é que, se a sua negociação desviar da direção do mercado, leve imediatamente a posição, não se preocupe com o lucro.
Em vista disso, outro tipo de estratégia de negociação é reforçado, ou seja, aumentar a taxa de ganho de negociação ou reduzir a frequência de negociação para garantir um nível de ganho estável. A estratégia de aumentar a taxa de ganho de negociação para garantir um nível de ganho, o ideal é aumentar a correção da decisão de negociação (precisão) para reduzir o stop loss ou não.
Então, como resolver o problema de controle de risco e de gestão de crises? Em um sistema de análise estrutural, vemos que o problema da estratégia de negociação é simplificado em dois pontos: um lado é o ponto de venda e o ponto de compra, e o outro é o ponto básico.
Quando um sinal de compra aparece, é uma questão de opção de compra; quando um sinal de venda aparece, é uma questão de opção de venda. Assim, o problema do stop loss ou do guardanapo é naturalmente excluído do sistema de negociação, e o controle de vento e o tratamento de crise são naturalmente incorporados em dois pontos de venda e, portanto, desaparecem naturalmente.
Ou seja, no sistema de análise estrutural, a questão do controle de risco não é uma unidade que seja medida de forma independente, mas que já foi incluída na estratégia de negociação orgânica de dois pontos de equilíbrio e, portanto, desapareceu naturalmente. Os métodos que preveem o stop loss ou o plano de stop loss, ou mesmo o processo de decisão ou a disciplina operacional necessária para esse trabalho, são extremamente imprudentes e prejudiciais.
Mesmo assim, para os comerciantes que não têm a experiência de usar a análise estrutural, para aqueles que não têm a experiência de negociação, o stop loss ainda é o núcleo da estratégia de negociação. Se um comerciante tem a capacidade de decisão suficiente, o stop loss não parece ser necessário, ele pode sair rapidamente antes que o mercado emita sinais de reversão definitivos, o benefício de fazer isso é que ele não será confundido com uma série de falsos movimentos e sair cedo demais, nem perderá taxas de transação por causa de negociações frequentes.
Infelizmente, até agora, não encontramos a regra perfeita para parar os prejuízos: muito longe, grandes perdas geralmente afetam as decisões dos comerciantes; muito perto, é possível que possamos lançar um cavalo negro espetacular, e os preços dos mercados emergentes são tão violentos.
A regra do 5%: quando a perda de uma ação aumenta para 5%, lembre-se de parar de perder. A regra do dia 3: quando uma ação derruba um suporte importante e não há sinais de retração no terceiro dia, a perda é interrompida. Regra do volume de transação: quando o preço retrocede para baixo e é acompanhado por um volume de transação enorme (por exemplo, uma taxa de troca de mais de 20%), o stop loss é imediato. A regra do lucro: quando a transação é lucrativa, não se deve esperar até que a devolução seja concluída para considerar o stop loss.
Eu pessoalmente acho que uma estratégia de gestão de capital racional pode dar uma vantagem maior ao trader do que uma simples estratégia de perda de capital, ou seja, um esquema de gestão de capital que reflete a fórmula de Kelly, que é a combinação de uma estratégia de aumento de preço e uma combinação de um esquema de estrutura de preços, e na minha experiência pessoal, não há melhor esquema de gestão de capital que este.
A estratégia de inversão de equilíbrio de preços significa reduzir o investimento na direção de perdas e aumentar o investimento na direção de lucros. Esta idéia é plenamente refletida na famosa fórmula de Kelly. Uma versão simplificada da fórmula de Kelly é citada aqui:
2P-1 = X, onde: P = probabilidade de sucesso, X = porcentagem de investimento
A essência da fórmula de Kelly é como o investidor pode otimizar a distribuição de capital para obter vantagem comercial. Se a probabilidade é > 50%, o investidor é favorável, e a distribuição de capital correspondente, se a probabilidade é < 50%, é desistido. Ou seja, a distribuição de capital razoável na direção que é favorável ao investidor. No sistema de análise tradicional, a fórmula de Kelly é difícil de estimar a probabilidade de ganho de mercado.
2 X 55%-1 = 10% X capital total de 1 milhão = 100 mil
O gerenciamento de fundos é cada vez mais importante no investimento de risco moderno, e o uso do gerenciamento de fundos otimizado no processo de prática para atingir o objetivo de controlar o risco. Atrás da estratégia de contra-equivalência, a consideração implícita do comerciante sobre a incerteza é a lógica do pensamento negativo. O comportamento correspondente ao sistema de contra-equivalência é o stop loss. No sistema de contra-equivalência, podemos ver que os prejuízos ocorridos na transação são normais.
Obviamente, a solução principal para o problema do véu é a motivação, ou seja, a taxa de retorno por unidade de tempo. Essencialmente, é um método de escolha de ações, uma resposta ao estilo de véu circular. Embora seja útil para a solução do problema do controle de vento, o design do véu é projetado principalmente para a motivação das ações, por exemplo, cada vez que há atraso entre ações líderes e ações, as taxas de retorno das duas classes de ações por unidade de tempo são muito diferentes.
Sabemos que a análise de investimentos é uma técnica para lidar com a mudança, e um dos princípios básicos da seleção de ações é a adaptação à mudança, que não vem apenas das próprias ações, como a adoção de novas tecnologias, reestruturação de ativos, mudanças no setor, etc. As mudanças no ambiente econômico, como o ciclo econômico, política industrial, etc., são igualmente importantes.
Além disso, as perspectivas do setor em que a empresa está listada, a posição da empresa na indústria, a capacidade de competitividade central da empresa, especialmente a capacidade de liderar a equipe da empresa listada, também são objetos importantes de análise. Estas coisas não necessariamente trazem boas oportunidades de negociação, mas podem dar uma boa margem de segurança para a negociação.
Embora uma boa estratégia possa estabelecer uma posição de vantagem dos comerciantes, o sucesso das transações às vezes depende da qualidade dos comerciantes. Muitas vezes, a questão que realmente nos confunde é quem está desempenhando o papel principal no processo de negociação.
A pessoa não é uma máquina sofisticada. Deve-se dizer que qualquer método de análise é, na verdade, um produto da psicologia do debate sobre o sentimento do mercado, que oscila entre o fanatismo e a depressão, e as oscilações emocionais estão sempre testando todos os comerciantes. É impossível vencer, porque apenas abrir uma posição pode causar prejuízos; é impossível falar de lucros sustentáveis, pois o deus da sorte não está sempre atento.
Parece que, na maior parte do tempo, a maioria das pessoas é atraída pelas emoções, e é a emoção que é o verdadeiro protagonista do mercado de negociação, e o controle das emoções é o protagonista do processo de negociação. É óbvio que os mercados financeiros são coletivos, e os comerciantes estão dentro deles, e agir de acordo com a opinião dominante é uma reação natural. Essa confusão e o efeito da multidão de macacos que acompanham a opinião dominante geralmente dão às pessoas uma sensação de segurança na vida real e no trabalho.
A outra manifestação do comércio emocional é o excesso de negociação, que também pode engolir a voz racional no fundo de nossa alma. Há um sol brilhante na janela, há uma ave que gira, mas muitos comerciantes preferem abandonar esses prazeres da vida e ficar na queda do mercado, eles parecem ter que permanecer no mercado, procurando oportunidades de negociação a qualquer momento sem considerar as consequências.
Por exemplo: em um mercado de touros de um lado, ganhar dinheiro parece ser muito fácil, e muitas pessoas realmente ganham muito dinheiro. O ditado popular diz que o lucro é um desmaio, então o primeiro erro é: egoísmo. Eles tomam como certo que ganhar dinheiro é sua própria capacidade, e não a tendência do mercado. Por isso, eles acham que o comércio de ações é fácil, ganhar dinheiro é fácil. Mas, a boa sorte não bate na mesma janela duas vezes.
Estudar os comerciantes extraordinários de excelência, descobrirá que o sucesso deles está ligado a uma qualidade de vontade única que é semelhante à do Santo Graal. Uma famosa experiência de satisfação retardada de biscoitos em psicologia: os experimentadores deram a um grupo de crianças de 4 anos um açúcar para cada uma, e disseram-lhes que, se comessem imediatamente, só poderiam comer um; se esperassem 20 minutos, deram dois.
Aqui está uma pequena história de dois Buffett. ❚ Os amigos de golfe de Buffett decidiram jogar um jogo com ele. Eles jogaram Buffett em três dias de golfe, um buraco de zero. Se ele perder, só precisa pagar US \( 10; e se ele ganhar, pode receber US \) 20.000. Todos aceitaram a proposta, mas o Sr. Buffett recusou.
A maneira de um investidor de sucesso é não fazer nada e esperar até que você veja o dinheiro ali, no canto da parede, e a única coisa que você tem a fazer é ir e pegar o dinheiro, essa é a maneira de investir. Você tem que esperar com paciência e esperar até que você veja, ou encontre, ou toque, ou pesquise e descubra algo que você sente seguro como um saco, para obter o que não requer muito risco.
Os comerciantes devem reconhecer que o objeto do nosso negócio é o mercado, mas o sujeito do negócio somos nós mesmos, e nós apenas usamos o sistema de negociação como uma ferramenta para demonstrar nosso conhecimento e estrutura mental de forma lucrativa. No comércio especulativo, talvez a vitória ou a derrota final dependa da capacidade de você adiar o seu negócio para satisfazer o seu negócio:
Você quer um açúcar? Ou esperar dois açúcares?
(Fonte: transmissão online)