[TOC]

resumo
A negociação quantitativa, como produto da combinação de ciência e máquinas, está mudando o cenário do mercado financeiro moderno. Agora, muitos investidores voltaram sua atenção para esse campo. Como minimizar riscos e obter os melhores retornos possíveis? Este também é o propósito desta série de cursos. Como primeiro artigo, explicaremos brevemente “O que é negociação quantitativa”.
Visão geral
Quando muitas pessoas ouvem o termo “negociação quantitativa”, elas pensam que é algo de alto nível e que as tornará ricas da noite para o dia. A era da inteligência artificial, acompanhada pelo surgimento de tecnologias avançadas como aprendizado profundo, big data e computação em nuvem, deu a ela uma cor misteriosa. Parece que, desde que a negociação quantitativa seja usada, uma estratégia de negociação “perfeita” pode ser construída.
De fato, até certo ponto, a negociação quantitativa se tornou um mito. Deixando de lado a negociação, “quantificação” é, na verdade, o uso de computadores, estatísticas, matemática e outros métodos, por meio de um sistema de investimento científico, para encontrar um conjunto de sistemas de sinais de negociação esperados. Este sistema de sinais nos dirá quando e a que preço devemos comprar e vender.
O desenvolvimento da negociação quantitativa
Voltando à fonte, a pessoa que primeiro usou métodos quantitativos para analisar mudanças de dados e descobrir os padrões de flutuações de preços de mercado não foi o holandês, o berço das ações, nem o britânico que promoveu as finanças modernas, nem os americanos que coexistem com as finanças desde a fundação do país, mas um francês.
Já no século XVIII, Jules Regnault, um corretor assistente francês, propôs a teoria moderna das mudanças no preço das ações. Mais tarde, ele publicou o livro “Probability Calculation and the Philosophy of Stock Trading”, no qual ele elaborou a lei dos altos e baixos do mercado (distribuição normal) e descobriu: “O desvio do preço é proporcional à raiz quadrada do tempo”, e finalmente alcançou o sucesso na negociação por meio de decisões de investimento racionais e quantitativas.
Hoje em dia, na era da Internet + big data + computação em nuvem + inteligência artificial, a negociação quantitativa também se desenvolveu rapidamente. Canary Wharf, em Londres, antigamente o centro financeiro global, há muito tempo se tornou um centro para empresas de TI. Os principais bancos de investimento do mundo também estão cultivando suas próprias equipes quantitativas, tentando entrar na guerra financeira de “quem tiver o modelo ganha o mundo”. Essas equipes de TI que desenvolvem modelos de negociação também são chamadas de Quant Teams. Em termos de escala, os Estados Unidos, que começaram antes, já têm um grande número de fundos de hedge quantitativos fortes.
Em contraste, na China, tanto os equipamentos de hardware quanto as capacidades de pesquisa de investimento ainda estão em estágios iniciais. No entanto, mais e mais instituições e investidores profissionais perceberam os benefícios do trading quantitativo e participaram desse campo. Especialmente à medida que a supervisão se torna cada vez mais rigorosa e a eficiência do mercado melhora gradualmente, o trading quantitativo tem um espaço maior para crescimento.
Características da negociação quantitativa
Verificação científica: Imagine que, uma vez que você tenha um sistema de negociação, se você usar um sistema de negociação simulado para testar sua eficácia, isso pode custar uma quantidade enorme de tempo. Se você testá-lo diretamente com um sistema de negociação real, você pode perder dinheiro real. No entanto, a função de backtesting na negociação quantitativa pode ser usada para testar o sistema de negociação de forma científica por meio de uma grande quantidade de dados históricos. Deixe que os dados falem sobre o que funciona e o que não funciona, em vez de apenas seguir a multidão.
Objetivo e preciso: No trading, nosso verdadeiro inimigo somos nós mesmos. Gerenciar nossa mentalidade é mais fácil dizer do que fazer. Fraquezas humanas como ganância, medo e sorte serão ampliadas várias vezes no mercado de trading. O trading quantitativo pode nos ajudar a superar essas fraquezas e tomar melhores decisões no trading.
Oportuno e eficiente: Na negociação subjetiva, a velocidade de reação das pessoas não pode ser mais rápida do que a dos computadores, e a força física e a energia das pessoas não podem operar 24 horas por dia. No mercado de negociação, onde as oportunidades são passageiras, a negociação quantitativa pode substituir completamente a negociação subjetiva, encontrar oportunidades de negociação e rastrear as mudanças de mercado de maneira oportuna e rápida.
Controle de Risco: A negociação quantitativa não só pode explorar padrões históricos que podem ser repetidos no futuro a partir de dados históricos, mas esses padrões históricos também são estratégias com maior probabilidade de vitória. Você também pode criar uma variedade de portfólios de investimentos diferentes para reduzir riscos sistêmicos e suavizar a curva de financiamento.
Estratégia de abertura de fuga
A primeira meia hora após a abertura pode frequentemente determinar a tendência do dia. Esta estratégia usa se o preço é uma linha positiva ou negativa dentro de meia hora após a abertura como o padrão para julgar a tendência do dia. Se for uma linha positiva, abra uma posição de compra; se for uma linha negativa, abra uma posição de venda e feche a posição alguns minutos antes do fechamento. Esta é uma estratégia de negociação muito simples.
Estratégia do Canal Donchian

Figura 1-1 Diagrama de estratégia do canal Donchian
A estratégia do Canal Donchian pode ser considerada a ancestral do trading intraday. Suas regras são: comprar se o preço atual for maior que o preço mais alto das N K-lines anteriores, e vender se o preço atual for menor que o preço mais baixo das N K-lines anteriores. As famosas Regras de Negociação de Tartarugas usam uma versão modificada da estratégia do Canal Donchian.
Estratégia de arbitragem entre períodos
Arbitragem entre períodos é o tipo mais comum de transação de arbitragem. Ela é baseada nos preços de contratos com diferentes meses de entrega para o mesmo produto de negociação. Se houver uma grande diferença de preço entre os dois preços, você pode comprar e vender contratos futuros de diferentes períodos ao mesmo tempo para conduzir arbitragem entre períodos. Suponha que a diferença de preço entre o contrato principal e o contrato principal secundário permaneça em torno de -50~50 por um longo tempo. Se o spread atingir 70 em um determinado dia, esperamos que ele retorne a 50 em algum momento no futuro. Então você pode vender o contrato principal e comprar o contrato principal secundário ao mesmo tempo para reduzir a diferença de preço. vice-versa.
Resumir
Acima, apresentamos brevemente os conceitos relevantes de negociação quantitativa a partir dos aspectos de sua definição, desenvolvimento, características e estratégias clássicas de negociação.
Entender a negociação quantitativa é um trampolim importante no caminho para se tornar um Quant. Por fim, desejo que todos possam enriquecer no mercado em baixa e concretizar a realização do conhecimento o mais rápido possível! Lembre-se, você está a apenas um mercado em alta de distância da liberdade financeira!
Próxima Seção Prévia Quais são as diferenças entre negociação quantitativa e negociação tradicional? Na negociação real, devemos escolher negociação tradicional ou negociação quantitativa? Na próxima seção, responderemos a essas duas perguntas para entender melhor a negociação quantitativa.
Trabalho de casa
Muitas pessoas usam programação de estratégias complexas como ponto de partida ao discutir negociação quantitativa, inadvertidamente lançando um véu de mistério sobre a negociação quantitativa. Nesta seção, tentaremos fazer um “esboço” simples de negociação quantitativa em linguagem fácil de entender para desvendar seu mistério. Acredito que até mesmo um novato sem conhecimento básico pode entendê-lo facilmente.
A negociação subjetiva dá mais atenção à análise humana e ao senso de mercado. Mesmo que sinais de compra e venda apareçam, as ordens serão colocadas seletivamente. As pessoas preferem perder o mercado do que cometer erros. Os sentimentos humanos são complexos, mutáveis e não confiáveis. Uma vez que a maioria dos traders experimenta perdas consecutivas, eles tendem a mudar para outro método. É altamente aleatório e facilmente perturbado por ganhos e perdas, dificultando a obtenção de lucros estáveis.
A negociação quantitativa desenvolve estratégias consistentes de compra e venda por meio da compreensão das transações. No trading, trate todas as tendências igualmente e lide com a abertura e o fechamento de posições de forma sistemática. É melhor cometer erros do que perder. Ela também conta com um sistema de avaliação completo, que determina para qual tipo de mercado e produtos a estratégia é mais adequada por meio de backtesting de dados históricos, e alcança lucratividade ao combinar múltiplas estratégias e produtos.
Em suma, a negociação subjetiva é a base da negociação quantitativa, e a negociação quantitativa é o refinamento da negociação subjetiva. Negociação subjetiva é mais como praticar artes marciais. Se você pode ter sucesso no final depende principalmente do seu talento. Algumas pessoas podem não atingir a iluminação depois de dez anos, enquanto outras podem atingir a iluminação em um dia. Negociação quantitativa é mais como fitness. Contanto que você trabalhe duro, você pode construir músculos mesmo se não tiver talento.
Um trader subjetivo bem-sucedido é, em certo sentido, também um trader quantitativo. Porque um trader subjetivo bem-sucedido deve ter seu próprio conjunto de regras e métodos, ou seja, um sistema de negociação. Uma negociação subjetiva bem-sucedida deve ser baseada em disciplina e regras de negociação, e a parte de execução das regras de negociação é, na verdade, a parte quantitativa da negociação subjetiva.
Pelo contrário, um trader quantitativo bem-sucedido também deve ser um excelente trader subjetivo, porque o desenvolvimento de estratégias de negociação quantitativa é, na verdade, a cristalização da filosofia de negociação de uma pessoa. Se a percepção e a compreensão do mercado estiverem erradas desde o início, será difícil que as estratégias de negociação desenvolvidas gerem lucros a longo prazo.
Portanto, da perspectiva da lucratividade, o fator-chave que determina se um trader pode ter sucesso é a filosofia de negociação, não se é uma negociação subjetiva ou quantitativa. Trading quantitativo pode parecer altissonante na superfície, mas sua essência de lucro não é diferente do trading subjetivo em essência. Eles são como os dois lados de uma coisa, que são opostos e unificados.
Mas é inegável que a negociação quantitativa tem muitas vantagens em termos de ferramentas de negociação.
Revisão mais rápida: Se você quiser testar uma estratégia de negociação, precisa calcular uma grande quantidade de dados históricos. A negociação quantitativa pode calcular os resultados em poucos minutos. Essa velocidade é muitas vezes mais rápida do que a negociação subjetiva.
Mais científico:Para avaliar se uma estratégia é boa, confiamos em dados (como índice de Sharpe, taxa máxima de redução, retorno anualizado), em vez de charlatões egoístas.
Mais oportunidades:Existem milhares de produtos de negociação no mundo. É impossível monitorar o mercado ao mesmo tempo para negociação subjetiva, mas a negociação quantitativa pode monitorar todo o mercado em tempo real, sem perder nenhuma oportunidade de negociação e aumentando a lucratividade.
Claro que você pode, mas é difícil manter isso por muito tempo. Se você ganha dinheiro ou não, isso não depende do trading quantitativo em si, ele é apenas uma ferramenta. O trading quantitativo simplesmente implementa ideias de trading de forma programada, regular e quantificada. O programa apenas substitui a execução. A parte difícil é ganhar dinheiro de forma estável a longo prazo, porque o mercado é um jogo e muda dinamicamente, e as ideias de negociação também devem mudar com o mercado.
A negociação quantitativa também tem riscos. Por quê? Porque a negociação quantitativa consiste em descobrir padrões em dados históricos e formar estratégias de negociação. No entanto, o mercado financeiro é um sistema ecológico, e suas leis e natureza humana são um processo dinâmico interativo. Na análise final, ainda é um mercado humano. As leis do mercado serão afetadas pela natureza humana, e a ganância e o medo na natureza humana mudarão com as mudanças no mercado. Existem muito poucas leis imutáveis no mercado. Não importa quão poderosa seja a estratégia de negociação, é difícil lidar com mudanças tão repentinas nas leis.
A partir da explicação acima, podemos ver que a negociação quantitativa não é um método de negociação exclusivo, é apenas uma ferramenta de negociação para nos ajudar a analisar a lógica de negociação e melhorar as estratégias de negociação. Seja você um investidor de valor ou um investidor técnico, e esteja investindo em ações, títulos, commodities ou opções, tudo pode ser quantificado. Em comparação com os traders que tomam decisões com base na experiência pessoal, as armas nas mãos dos traders quantitativos são as evidências de mercado e a racionalidade.
A quantificação é apenas um método de negociação, a estratégia é apenas um transportador de ideias de negociação, e o programa executa cada processo de negociação. A próxima seção o levará pelo ciclo de vida completo da negociação quantitativa, que incluirá: concepção de estratégia, construção de modelo, backtesting e ajuste, negociação de simulação, negociação real, monitoramento de estratégia, etc.
Um ciclo de vida completo de negociação quantitativa não é apenas a estratégia de negociação em si. Ele consiste em pelo menos seis links, incluindo: concepção de estratégia, construção de modelo, backtesting e ajuste, negociação de simulação, negociação real, monitoramento de estratégia, etc.
Primeiro, para fazer negociação quantitativa, você deve primeiro retornar ao mercado de negociação, observar mais os preços no mercado, entender as leis das flutuações do mercado, tentar inferir a lógica de cada transação e, finalmente, resumir a estratégia de negociação. Não há atalho aqui. Você pode precisar ler livros clássicos de investimento, ou continuar a negociar e aprender com seus fracassos.
Para iniciantes em negociação quantitativa, a melhor maneira de desenvolver estratégias de negociação no início é imitar. Use diretamente os indicadores de análise técnica existentes para construir a lógica da estratégia e escrever as regras de compra e venda, para que você possa obter uma estratégia simples. Suponha que sua estratégia de negociação seja esta: comprar se o preço for maior que o preço médio dos últimos 10 dias e vender se o preço for menor que o preço médio dos últimos 10 dias. Então sua arquitetura é a seguinte (conforme mostrado abaixo):
Figura 1-2 Exemplo de estratégia de negociação
É claro que, à medida que você acumula experiência em estratégia e forma seus próprios métodos de negociação, suas escolhas lógicas se tornarão cada vez mais diversas, e você avançará para uma negociação quantitativa mais sistemática. Se você consegue ser um trader com pensamento quantitativo, seja no mercado de ações ou de futuros, isso é uma bênção, porque essa pessoa tem lucratividade sustentada e estável, não importa em qual mercado de negociação esteja.
Em segundo lugar, você precisa dominar uma ferramenta de negociação quantitativa para escrever estratégias de negociação e concretizar suas ideias de negociação. Qualquer software comumente usado no mercado pode ser usado. Mas se você quer ser um trader quantitativo de alto nível, você precisa aprender
Conheça uma linguagem de computador. Recomendo Python porque é a linguagem autoritativa para computação científica. Ele também fornece vários pacotes de análise de código aberto, processamento de arquivos, rede, bancos de dados, etc.
Se sua habilidade de programação for fraca, o que é considerado o ponto fraco da maioria dos iniciantes, é recomendável usar uma linguagem de programação visual relativamente simples ou linguagem Mai, que pode aumentar seu interesse em aprender negociação quantitativa e permitir que você se concentre em estratégias e conclua o desenvolvimento de estratégias de forma eficiente. Conforme mostrado abaixo: Usando a linguagem Mai, desenvolva uma estratégia de negociação conforme mencionado acima. Clique duas vezes na imagem para ver comentários detalhados no código da estratégia.
Figura 1-3 Página de desenvolvimento de estratégia de negociação
O código de estratégia na figura acima é demonstrado usando a linguagem Mai da ferramenta quantitativa do inventor. Ele integra muitos módulos funcionais que podem ser usados diretamente e suporta funções de backtesting e negociação real. É uma boa maneira de começar rapidamente.
Então, depois de escrever o modelo de estratégia, o próximo passo é fazer o backtest da estratégia, bem como filtrar e otimizar os parâmetros. Você pode usar diferentes parâmetros para testar a estratégia e observar o índice de Sharpe, o drawdown máximo, o retorno anualizado, etc. Ao depurar e modificar continuamente a estratégia, eventualmente obteremos uma estratégia de negociação quantitativa completa.
Por exemplo, tomamos os dados históricos de 2017 como dados dentro da amostra e os dados históricos de 2018 como dados fora da amostra. Primeiro, usamos os dados de 2017 para otimizar vários conjuntos de parâmetros com bom desempenho e, em seguida, usamos esses parâmetros para otimizar os dados de 2018.
Teste retrospectivo de dados. Em termos gerais, os resultados de backtest fora da amostra não são tão bons quanto os resultados de backtest dentro da amostra. No entanto, se os resultados fora da amostra e dentro da amostra forem muito diferentes, então a estratégia é quase ineficaz e é necessário observar e analisar para determinar as razões do fracasso da estratégia.
Suponhamos que descobrimos que a estratégia falha devido a dados fora da amostra e que certas condições extremas de mercado levam a grandes perdas; então, podemos adicionar uma condição de stop loss fixa para evitar esse risco; se descobrirmos que a estratégia falha devido a muitas transações, podemos restringir um pouco a lógica de negociação e reduzir a frequência de negociação.
Deve-se notar que se a lógica de negociação em si estiver errada no começo, será difícil obter uma estratégia lucrativa, não importa o quanto você a modifique. Neste momento, você precisa reexaminar seu pensamento estratégico. Além disso, na otimização de parâmetros, quanto mais grupos de parâmetros disponíveis, melhor, indicando que a estratégia tem ampla aplicabilidade. No backtest, estratégias com poucas negociações podem sofrer de viés de sobrevivência. Se o resultado do backtest for uma curva de fundo super rentável Em muitos casos, sua lógica está errada.
Então, quando você obtiver uma estratégia com lógica de negociação correta e lucrativa tanto dentro quanto fora da amostra, não se apresse em negociar em uma conta real. Especialmente para iniciantes, é necessário executar uma conta simulada por pelo menos 3 meses. Se for uma estratégia overnight de média ou baixa frequência, será necessário um tempo de negociação simulado maior.
Em um mercado simulado completamente desconhecido no futuro, observe o desempenho da estratégia na negociação simulada, verifique cuidadosamente se o sinal de backtest é consistente com o sinal de negociação simulado e se há um desvio entre o preço quando a ordem é colocada e o preço quando a transação é concluída. Se o desempenho for consistente com as expectativas, isso significa que a estratégia é eficaz.
Finalmente, depois de testar a estratégia por um longo tempo, é hora de colocá-la em prática. É claro que também devemos permanecer vigilantes e nos proteger contra condições extremas de mercado durante a negociação quantitativa. Na negociação real, as expectativas de uma estratégia geralmente são descontadas, e atingir 50% das expectativas é considerado qualificado.
Por fim, preciso lembrar a todos que, conforme a negociação progride, também devemos observar a eficácia da estratégia. Quando descobrimos que a estratégia tem perdas além das expectativas, devemos reavaliar a estratégia. Como as características do mercado mudarão, as estratégias que formulamos agora são voltadas principalmente para características passadas do mercado. Quando as características do mercado mudam, o modelo estratégico deve ser ajustado em tempo hábil, ou a estratégia deve ser temporariamente suspensa.
Neste artigo, explicamos o processo completo de negociação quantitativa. Em suma, se você é um investidor com experiência de mercado, o que vai te segurar são os fundamentos da linguagem de computador. Você pode começar com a linguagem visual ou a linguagem Mai, treinar-se nesta plataforma, construir estratégias e, então, gradualmente, recorrer à negociação quantitativa de ponta em Python.
Se você é um estudante de ciências e engenharia ou um profissional de TI com fortes habilidades de programação, o que vai atrapalhar você será a experiência em investimento de mercado. Não subestime esse ponto. Como um investidor quantitativo qualificado, ambos os tipos de conhecimento são indispensáveis.
O núcleo de todo o ciclo de vida da negociação quantitativa ainda é a estratégia de negociação. Na próxima seção, elaboraremos os elementos de uma estratégia de negociação completa sob a perspectiva da estrutura da estratégia de negociação. Isso ajudará você a construir sua estratégia de negociação de forma mais abrangente e levar a negociação quantitativa a um novo patamar!
Uma estratégia completa é, na verdade, uma variedade de regras que os traders definem para si mesmos. Ela cobre todos os aspectos da transação e não deixa espaço para a imaginação subjetiva dos traders. A estratégia dará uma resposta para cada decisão de compra e venda. Inclui pelo menos seleção de estratégia, seleção de produto, gestão de capital, colocação de ordens, resposta a condições extremas de mercado, mentalidade de negociação, etc.
Da perspectiva dos fundos de hedge, as estratégias de negociação tradicionais podem ser divididas em negociação de tendências, negociação de pares, negociação de cesta, negociação orientada por eventos, negociação de alta frequência, estratégias de opções, etc., conforme mostrado na figura abaixo. É claro que a maneira como as estratégias são categorizadas não é fixa.
Figura 1-4 Classificação da estratégia de negociação
Para iniciantes em trading quantitativo, você não precisa se preocupar com tantos termos e conceitos. Basta começar do mais simples passo a passo. Se eu recomendasse apenas uma estratégia de negociação quantitativa para iniciantes, seria a negociação de tendências, porque ela é simples e eficaz. Acredito que mesmo que você não aprenda sistematicamente conhecimentos financeiros, você ainda pode fazer boas negociações. E essa estratégia já existe há muito tempo, nas primeiras estratégias de negociação pública, e ainda é eficaz em vários mercados hoje porque a natureza humana é difícil de mudar.
Qualquer pessoa que já tenha feito trading deve saber que cada variedade tem sua própria personalidade. Algumas variedades têm uma personalidade muito “quente”, com boa liquidez, grandes flutuações e alta volatilidade; algumas variedades têm uma personalidade muito “dócil”, flutuando dentro de uma certa faixa durante todo o ano e têm baixa volatilidade.
Portanto, ao escolher produtos de trading, você deve ter o conceito de volatilidade. Produtos com alta volatilidade podem frequentemente desenvolver facilmente uma boa tendência. Para futuros de commodities, se for uma estratégia de rastreamento de tendências, tente escolher produtos industriais. Em termos de atributos de produtos, produtos industriais tendem a ter maior volatilidade do que produtos agrícolas.
Diferentes estratégias se adaptam a diferentes condições de mercado, e escolher os produtos de negociação certos é um começo muito crítico para o grande projeto de negociação de futuros. Em sentido absoluto, não existem variedades absolutamente boas ou absolutamente ruins. Dependendo do seu estilo de investimento e tolerância ao risco, você precisa fazer ajustes correspondentes aos seus próprios padrões.
É fácil perder dinheiro em negociações, mas é difícil ganhar dinheiro. Quando os fundos da conta perdem 50%, um lucro de 100% é necessário para recuperar a perda. Mesmo que você consiga lucrar 100% muitas vezes, você só precisa perder 100% uma vez para perder tudo. Portanto, uma estratégia de negociação madura deve incluir gestão de dinheiro.
Para facilitar o entendimento de todos, a estratégia de média móvel da seção anterior também é usada aqui. De fato, muitas estratégias de negociação criadas com indicadores técnicos tradicionais geralmente têm uma taxa máxima de rebaixamento de mais de 50% ou até mais. Mas uma estratégia muito arriscada e completamente impraticável?
Obviamente que não, a taxa máxima de saque pode ser completamente controlada por meio da gestão de fundos. Se a posição for reduzida pela metade, o risco geral também será reduzido pela metade, e a taxa máxima de drawdown se tornará 30%. Se a posição for reduzida pela metade novamente, a taxa máxima de drawdown se tornará 15%. No final, obtemos uma estratégia com uma taxa máxima de drawdown controlada em torno de 15%. Este é um método simples e rudimentar de gestão de dinheiro. Muitas pessoas sabem que não podem operar com uma posição completa, mas não sabem por que não podem operar com uma posição completa. A resposta está aqui.
Um bom ponto de compra é metade do sucesso, pois permite que você saia rapidamente da área de custos. Mas ninguém pode lhe dizer que começar deste ponto é certo e começar daquele ponto é errado. Abrir uma posição não é o cerne da negociação. O cerne da negociação é como otimizar a posição o máximo possível após abrir uma posição.
Seja uma estratégia de curto ou longo prazo, o que importa não é quem mantém a posição por mais tempo, mas a relação risco-retorno. Em outras palavras, o resultado final que afeta o desempenho da estratégia é como sair e quando realizar lucros. Os métodos de saída podem ser divididos em dois tipos: saída stop loss e saída take profit. Essas duas partes são necessárias para qualquer sistema de negociação e também são divisores de águas importantes que determinam o sucesso ou o fracasso de uma estratégia de negociação.
1. Tipo e método de realização de um pedido: Existem muitos tipos e métodos de colocação de ordens, como: usar ordens de limite de fila, preço de contraparte, preço mais recente, sobrepreço, preço limite superior, preço limite inferior, comprar primeiro preço, comprar segundo preço, vender primeiro preço, vender segundo preço ou usar o preço da fila primeiro e depois o sobrepreço, colocar ordens em lotes ou dividir ordens grandes em ordens pequenas ou simplesmente colocar todas as ordens diretamente.
2. Cancelar um pedido Se a ordem não for executada, você deve continuar esperando ou cancelar a ordem? A condição de cancelamento é baseada no tempo. Por exemplo, se não houver nenhuma transação em 10 segundos, e o preço estiver a 10 saltos de distância do preço quando a ordem foi colocada, você deve continuar esperando, cancelar a ordem ou acompanhar a ordem.
3. Pedidos de acompanhamento Quando uma ordem não é executada, se deve dar seguimento à ordem. Se você perseguir uma ordem, você deve persegui-la com base no preço mais recente, no preço da contraparte ou no limite de preço? Se a ordem perseguida ainda não foi executada, você deve continuar a persegui-la?
4. Limite de preço O que devo fazer se o sinal de ordem aparecer no preço limite superior ou inferior? Se deve entrar na fila para execução nos preços limite superior e inferior e o que fazer se nenhuma execução for feita.
5. Chamada de Leilão Você deve participar do leilão de abertura e como participar.
6. Negociação noturna Para alguns futuros de commodities, a negociação noturna acontece das 21:00 às 02:30 do dia seguinte. Durante esse período, você pode escolher se quer fazê-la manualmente ou pelo computador.
7. Grandes festivais Você precisa manter suas posições antes dos feriados extralongos durante os grandes festivais? Como controlar os riscos caso seja retido.
Grandes flutuações de preços em um curto período de tempo Como lidar com situações como limites de preços instantâneos, limites de preços contínuos, ordens erradas, estouros de preços no mercado cisne negro, etc.
Risco de liquidez Se a contraparte não tiver o volume de ordens que você deseja, mas você precisar concluir a transação a tempo, especialmente quando a liquidez dos contratos não principais for muito baixa, as ordens que você fizer puderem facilmente causar um impacto no mercado e o deslizamento for grande, como você deve lidar com isso?
Mudanças nas regras de variedades Produtos de futuros de commodities são adicionados à negociação noturna, a taxa de margem é aumentada e a taxa de manuseio é aumentada. Estratégias de curto prazo, em particular, serão muito sensíveis a essas mudanças.
Riscos do ambiente de negociação Por exemplo: como responder quando ocorrem quedas repentinas de energia, interrupções na Internet, falhas de computador, falhas de software, suspensão de transferências bancárias de futuros, desastres naturais, etc.
A probabilidade da situação acima ocorrer é muito pequena, ou quase impossível. Mas se isso pode acontecer, acontecerá. É necessário fazer essas suposições e tomar precauções.
As três principais emoções psicológicas comuns na negociação são ganância, medo e sorte. Os investidores precisam de um forte sistema de psicologia de negociação para controlar e até mesmo utilizar as três emoções acima em diferentes estágios.
Antes de negociar, você deve ter uma expectativa geral para o futuro, incluindo expectativas de mercado e expectativas psicológicas para o produto. As expectativas de mercado referem-se a uma meta clara para a posição do mercado e direção futura, e as expectativas do produto referem-se às oportunidades de negociação e ao status de risco do produto em sua posição atual. Sem a base psicológica acima, nada pode ser alcançado.
Todo o processo de negociação real é um processo de análise, correção e execução contínuas. Não há muito tempo gasto em negociação, mas mais tempo gasto em rastreamento e paciência. Este é um processo que examina de forma abrangente a mentalidade e testa a natureza humana. Todos os hábitos dos traders serão totalmente exibidos e ampliados durante o processo de trading. Somente aprendendo e resumindo constantemente experiências e lições, e continuando a ganhar experiência, podemos superar o pensamento comum e as fraquezas psicológicas da natureza humana.
Para resumir, a chamada estratégia de negociação é, na verdade, assim. Ela tem seu lado perfeito e seu lado incompleto. Quando medimos se uma estratégia de negociação é razoável, não podemos olhar apenas para seu lado perfeito ou seu lado incompleto. Devemos analisar de forma abrangente a integridade da estratégia.
Finalmente, com base nas características da estratégia, combinadas com sua própria personalidade e situação financeira, meça se a estratégia é adequada para você. Se for adequada para você, você deve avaliar completamente a probabilidade de segui-la e planejar o pior resultado com antecedência. Se você pensou no pior cenário, então a possibilidade de executá-lo é relativamente alta.
Lembre-se, na negociação, a confiança vem do seu reconhecimento sincero, e a confiança vem da filosofia de negociação correta!
Este é o último artigo do primeiro capítulo. No próximo capítulo, explicaremos mais detalhadamente as ferramentas quantitativas de trading, incluindo: uma introdução geral às ferramentas quantitativas, como configurar um sistema quantitativo de trading, explicações comuns de API e como escrever estratégias em um sistema quantitativo.
No capítulo anterior, aprendemos sobre os conceitos relevantes da negociação quantitativa e adquirimos uma compreensão básica da negociação quantitativa. Então, quais são as ferramentas para negociação quantitativa no mercado? Como devemos escolher de acordo com nossas necessidades?
Software comercial e de código aberto Ferramentas de negociação quantitativa doméstica geralmente podem ser divididas em duas categorias: software de código aberto e software comercial. O chamado software de código aberto pode ser entendido como um software cujo código-fonte é aberto e pode ser baixado diretamente para uso; software comercial geralmente se refere ao software de código fechado mantido e operado por empresas comerciais, que geralmente são pagas.
Primeiro de tudo, o software de código aberto tem grande flexibilidade e é completamente gratuito. Os usuários podem basicamente usar este software para implementar qualquer função, seja estratégias de negociação de média ou baixa frequência, estratégias de arbitragem ou estratégias de opções, que podem ser alcançadas por meio de módulos personalizados. Como os usuários controlam o código-fonte do software e podem entender cada canto do software, ele é mais confiável e seguro.
Embora o software de código aberto tenha muitas vantagens, ele não é muito amigável para iniciantes em trading quantitativo. Você precisa aprender sistematicamente uma linguagem de programação padrão, como Python, Java ou C++. Do começo ao desistir, a dificuldade pode ser imaginada. Às vezes, depurar bugs pode fazer você duvidar da sua vida. E, diferentemente do software comercial, há um serviço de atendimento técnico dedicado para responder às suas perguntas instantaneamente. Você não só não sentirá uma sensação de realização neste momento, como também ficará desencorajado de continuar aprendendo.
Portanto, de uma perspectiva de aprendizado, é recomendado que iniciantes em negociação quantitativa comecem passo a passo, começando com o software comercial mais simples. Embora seja pago, se a estratégia for lucrativa, a taxa de software é apenas uma fração do lucro. Além disso, o software comercial geralmente é mantido por uma equipe, e sua maturidade é definitivamente muito mais forte do que o software de código aberto.
Existem dezenas de softwares comerciais para negociação quantitativa na China, como: Interactive Broker, que é profissional, abrangente e tem muitos produtos; APAMA, que pode lidar com grandes quantidades de dados simultâneos e é adequado para negociação de alta frequência; SPT, que suporta interface C++ e tem boa eficiência de execução; Nuggets Quantitative, que se concentra na execução de transações e controle de risco; e MC, TB e MQ para traders individuais. Na figura abaixo, conduzimos uma avaliação abrangente das principais plataformas quantitativas domésticas e também fizemos uma certa classificação da dificuldade das ferramentas quantitativas. Os leitores podem escolher de acordo com sua situação real.
Figura 2-1 Avaliação abrangente das principais plataformas quantitativas nacionais
Embora os acima sejam softwares comerciais, eles também usam linguagens de programação padrão ou linguagens de script. Em vez de fazer isso, é melhor usar diretamente software de código aberto que seja gratuito e seguro. É recomendado que iniciantes usem diretamente a Plataforma Quantitativa FMZ Inventor, o site é www.fmz.com. Como um trampolim para aprender negociação quantitativa.
As ferramentas quantitativas do inventor são amigáveis para novatos. Mesmo que você não tenha conhecimento básico, você pode experimentar o charme da análise quantitativa com base nas ferramentas nela. Esta ferramenta foi projetada para negociação de alta frequência e tem requisitos rigorosos de desempenho e segurança. Dê suporte a estratégias de alta frequência, estratégias de arbitragem e estratégias de tendência. E integra o processo completo de desenvolvimento de estratégia, testes, otimização, simulação e negociação real. Além disso, ele oferece suporte tanto à linguagem Mai, simples e fácil de usar, quanto a linguagens avançadas de negociação quantitativa, como Python e C++, o que significa uma troca perfeita após um aprendizado. E somente a negociação real é cobrada 0,125 yuan/hora, o que reduz seus custos de software durante o estágio de aprendizado. Ao mesmo tempo, você pode fazer negociação simulada de graça.
Ferramentas quantitativas são muito fáceis de usar. Você só precisa entrar no site e clicar nele para criar sua própria estratégia quantitativa. Você pode fazer login no site oficial da Inventor Quantitative Tool, registrar-se e fazer login, e clicar no centro de controle para usá-lo (como mostrado abaixo). É semelhante ao TikTok atualmente popular. Após registrar-se e fazer login, você pode postar seus próprios vídeos curtos e, após fazer login na ferramenta quantitativa, pode criar sua própria estratégia de negociação quantitativa.
Figura 2-2 Página principal da plataforma de negociação quantitativa FMZ
Haverá uma área de função centralizada para programar ferramentas quantitativas. A área de função inclui principalmente (conforme mostrado abaixo). O centro de controle no canto superior esquerdo é a função principal da ferramenta quantitativa. Depois de clicar nele, você pode escrever estratégias de negociação e backtesting de estratégia, definir a bolsa para produtos de negociação, criar um custodiante para gerenciar robôs de estratégia e criar robôs de negociação quantitativa específicos. Quanto ao uso específico das funções, nós as apresentaremos em detalhes em artigos subsequentes. No momento, estamos apenas fazendo trabalho preliminar.
Figura 2-3 Página de gerenciamento após efetuar login na plataforma de negociação quantitativa FMZ
Amigos que são novos em pesquisa quantitativa não precisam ficar desanimados por não entender códigos e programação. Para diminuir o limite para os usuários, a comunidade oficial produziu muitos tutoriais em vídeo para ajudar iniciantes em negociação quantitativa a começar rapidamente; ao mesmo tempo, o Strategy Square agrega milhares de estratégias de negociação oficiais e de terceiros, gratuitas e abertas para todos copiarem e aprenderem.
Além disso, amostras de estratégia clássicas também são configuradas na interface de edição de estratégia. Você pode usar diretamente o código de estratégia clicando nele e experimentar facilmente o processo central de toda a negociação quantitativa. Até mesmo usuários novatos podem aprender imediatamente e segui-lo!
Antes da negociação com dinheiro real, a negociação simulada também é uma etapa indispensável. A negociação simulada desta ferramenta está em conformidade com as regras de câmbio e é completamente gratuita. O tempo, preço, volume de pedidos, etc. incluídos na simulação são correspondidos com o mercado real em tempo real, o que é altamente consistente com a negociação real. Melhore muito a eficiência da verificação de estratégia.
Seja software de código aberto ou software comercial, não há distinção entre bom e ruim, e não há ferramenta de negociação quantitativa perfeita. Cada ferramenta tem seu próprio foco. O mais importante é escolher a ferramenta que se adapta a você de acordo com suas necessidades. O software comercial exige pagamento, tem serviços melhores e assim por diante, e pode ser mais adequado para iniciantes que estão entrando neste setor. Se você está neste setor há muito tempo e acumulou muita experiência, ou precisa implementar estratégias de negociação mais complexas, o software de código aberto é uma escolha melhor.
Como usar as ferramentas? Assim como quando compramos um novo celular e precisamos fazer configurações simples de inicialização quando o ligamos pela primeira vez, as ferramentas quantitativas também precisam de configurações e ajustes básicos. Na próxima seção, nós o guiaremos passo a passo para configurar a ferramenta de negociação quantitativa Inventor. Abra a primeira porta para a negociação quantitativa, incluindo: adicionar bolsas, adicionar custodiantes, criar estratégias de negociação, criar robôs quantitativos, etc. Depois de concluir a configuração básica, você pode escrever oficialmente sua primeira estratégia quantitativa.
Ao desenvolver estratégias quantitativas de trading, a primeira coisa a fazer é configurar as ferramentas de trading. O que é configuração? Na verdade, são apenas configurações. Nesta seção, mostraremos como configurar uma bolsa, criar uma estratégia de negociação e criar um robô de negociação quantitativa, todos pré-requisitos necessários para a negociação quantitativa.
A configuração é dividida em configuração de negociação de simulação de aprendizado de nível de entrada e configuração de negociação em tempo real. Nesta categoria, focamos principalmente em futuros de commodities nacionais. Outros tipos de investimento quantitativo não são recomendados ou introduzidos devido a condições nacionais específicas, mas o processo operacional é o mesmo, apenas o processo de configuração é diferente.
Adicionar uma exchange é o primeiro passo em todo o processo de configuração. Veja a figura abaixo para o processo específico. Nesta etapa, precisamos enfatizar que adicionar uma exchange não é difícil para aqueles que não têm certeza de qual exchange pertencem. É recomendável simular o aprendizado primeiro.
Figura 2-4 Registro da plataforma de negociação quantitativa FMZ e adição de etapas de troca
Nossa negociação quantitativa em tempo real foca principalmente em produtos de negociação de futuros domésticos. Atualmente, os principais objetos de serviço do Inventor Quantitative também são bolsas de futuros domésticas. Para amigos que fazem câmbio estrangeiro, o Inventor Quantitative pode ser usado como uma plataforma de aprendizado, porque a negociação quantitativa de câmbio estrangeiro já apareceu em plataformas como MT5, mas é mais profissional.
Os problemas que precisam ser observados na configuração em tempo real são os seguintes: como as ferramentas quantitativas do inventor oferecem suporte a vários mercados de negociação, ao configurar futuros de commodities, você deve primeiro selecionar “futuros tradicionais” na etapa 1; na etapa 2, você precisa preencher a conta de futuros e a senha fornecidas a você pela empresa de futuros onde você abriu uma conta.
A ferramenta quantitativa do inventor adota o protocolo CTP e oferece suporte a todas as empresas de futuros nacionais. Ao configurar o mercado real, não haverá falha de link, a menos que a conta e a senha estejam erradas. Portanto, os iniciantes devem prestar atenção para verificar a conta e a senha claramente.
Figura 2-5 A plataforma de negociação quantitativa FMZ adiciona bolsa de futuros
Para amigos que são novos em futuros de commodities, sugiro que simulem a negociação por um período de tempo primeiro, porque no processo de desenvolvimento de estratégias de negociação quantitativa, testes, depuração e otimização contínuos são necessários. Assim como ao dirigir, você certamente passará alguns meses aprendendo em uma autoescola no começo, e então poderá pegar a estrada depois de passar no teste e obter sua carteira de motorista.
Aqui, recomendamos usar a negociação simulada SimNow. SimNow é uma plataforma de negociação de simulação financeira especialmente criada pela Shangqi Technology para investidores. Este produto simula as regras de negociação e liquidação de várias bolsas e atualmente oferece suporte ao negócio de futuros de commodities de várias bolsas de futuros nacionais. Para o processo específico, consulte a figura abaixo.
Figura 2-6 Página de gerenciamento da plataforma de negociação quantitativa FMZ após o login
A biblioteca de estratégias é onde os códigos são armazenados, o que equivale ao nosso depósito de estratégias de negociação quantitativa. Ele é dividido principalmente em duas funções: escrita de estratégia e backtesting de simulação. A área de escrita de estratégia é nossa principal área de trabalho para desenvolver estratégias no futuro (conforme mostrado abaixo). Muitos iniciantes costumam ficar bloqueados por vários códigos e acham muito difícil. Na verdade, contanto que você preste um pouco de atenção, você pode aprender esses códigos. Não tenha nenhum fardo psicológico. A área de backtesting de simulação pode ser usada para depurar estratégias durante o processo de desenvolvimento de estratégias, bem como para testar estratégias após o desenvolvimento da estratégia ser concluído. Explicaremos isso em detalhes nos capítulos seguintes.
Figura 2-7 Etapas para criar uma política
Um robô de trading quantitativo é o executor de uma estratégia de trading. Uma vez que a estratégia é criada, crie um robô que pode automaticamente ajudar você a executar toda lógica de trading no código da estratégia, assim como abrir e fechar posições, retirar ordens e outras operações de compra e venda. As etapas específicas para criar um robô de negociação quantitativa são as seguintes: Primeiro, etapa ①: Na página do centro de controle, clique em “Robô”, clique em “Criar Robô” Etapa ②: Dê um nome personalizado ao robô. Etapa 3: Clique no sinal “+” para adicionar uma plataforma de negociação. Etapa 4: Clique em “Criar robô”
Figura 2-8 Etapas para criar um robô
No processo acima, exceto pela primeira etapa de seleção de negociação real e simulação, as etapas subsequentes de escrita de estratégia e criação de robôs de negociação são etapas unificadas. Toda a ferramenta quantitativa foi configurada, o robô de negociação já está em execução e realizará operações de compra e venda de acordo com as condiçõe