
A primeira geração de sistemas de negociação CTA surgiu nas décadas de 1960 e 1970. Devido à forte tendência do mercado de commodities na época, a estratégia CTA obteve retornos consideráveis na época. A forte tendência nos mercados de commodities durante esse período pode ser atribuída ao crescimento econômico contínuo e ao aumento da inflação econômica após a Segunda Guerra Mundial. Mercados com tendências fortes permitem que sistemas simples de acompanhamento de tendências alcancem melhores retornos. A primeira geração de sistemas CTA lidava com menos mercados e variedades básicas, e o sistema de negociação era relativamente simples, geralmente um sistema de negociação que rastreava múltiplos alvos de negociação. Essa estratégia funcionou bem devido às tendências nos mercados de commodities da época.
As estratégias usadas na primeira geração de sistemas de negociação eram aquelas agora conhecidas estratégias de acompanhamento de tendências, como sistemas de média móvel (mais algumas condições simples de filtragem, como quando a média móvel de curto prazo cruza acima da média móvel de longo prazo ou vice-versa). Uma estratégia simples de acompanhamento de tendências pode efetivamente contribuir para a continuação da tendência nos fundamentos alvo de negociação. O crescimento econômico contínuo, a inflação e as crises do petróleo são as razões por trás dessa persistência. No entanto, quando muitos traders usam a mesma estratégia e a existência contínua de fundamentos não existe mais, as estratégias de negociação de primeira geração precisam evoluir para se adaptar ao novo ambiente.
Como resultado da dissociação do dólar americano e do ouro, o mercado financeiro de futuros se desenvolveu rapidamente entre 1970 e 1980, permitindo que fundos administrados por futuros participassem de muitos mercados futuros, incluindo mercados monetários, mercados de títulos, futuros de índices de ações e derivativos financeiros de ações. Além disso, o desenvolvimento e o baixo custo da tecnologia da informação facilitam a obtenção de dados durante o dia. O aumento na quantidade de capital que entra nos fundos CTA e a intensificação da concorrência tornaram as estratégias CTA mais complexas e adaptáveis.
Com base nas características de mercado acima, o sistema e a estratégia de negociação CTA de segunda geração têm as seguintes características em comparação com a estratégia CTA de primeira geração:
Os assuntos das transações são mais diversos. A adição do mercado financeiro de futuros tornou os produtos e mercados de negociação mais diversificados.
Em termos de estratégias de negociação, as estratégias do sistema de negociação CTA de segunda geração não se limitam apenas a seguir tendências e rompimentos de preços. Aplique mais modelos matemáticos para monitorar múltiplos mercados. Se deve usar o acompanhamento de tendências com base em diferentes condições de mercado ou uma estratégia de resposta média. Um período sustentado de baixa volatilidade no mercado futuro também ocorreu devido à liquidez de muitas instituições participantes do mercado futuro. Nessas circunstâncias, os sistemas tradicionais de CTA de primeira geração têm dificuldade em ser lucrativos e se adaptar às mudanças do mercado. A estratégia se torna importante.
A estratégia CTA de segunda geração pode fazer negociações de curto prazo com janelas de negociação e tempos de espera. Diferentemente das estratégias de CTA de primeira geração, as estratégias de segunda geração começaram a monitorar padrões de negociação intradiária para negociações de curto prazo e alta frequência. Essa característica decorre do desenvolvimento da tecnologia computacional, que torna o fornecimento de dados financeiros mais oportuno e frequente.
O sistema de negociação CTA de terceira geração é uma diversificação, descentralização e maior adaptabilidade do sistema de negociação de segunda geração. A terceira geração de CTAs usa mais sistemas de negociação para negociar mais mercados e variedades. Em termos de estratégia, utilize modelos de mercado mais rentáveis. Tudo isso se baseia na combinação da execução de vários modelos em vários mercados.
Dado que as estratégias de CTA são tão amplamente utilizadas e amadureceram ao longo do tempo, elas são modelos de estratégia clássicos que são amplamente utilizados e desejados para serem compreendidos por traders quantitativos (especialmente novatos). A Inventor Quantitative Platform desenvolveu uma biblioteca de classes de estratégias de CTA padrão. Se Os leitores que desejam aplicar estratégias de CTA na Plataforma Quantitativa do Inventor podem simplesmente copiar o código ou referenciar diretamente esta biblioteca de classes.
A extensibilidade também é muito conveniente, os comentários do código são muito claros e fáceis de entender. Se você quiser executar uma personalização ou expansão aprofundada, você pode simplesmente fazê-lo diretamente sob o framework existente.
Parte do código fonte (versão JavaScript):
function main() {
$.CTA(exchanges[0], 0.01, function(r, mp, pair){ // 第一个参数是要做的交易所对象,第二个参数0.01是交易所要求的最小下单数量,第三个匿名函数function(){...}是回调函数,交易逻辑就写在这个函数中,该回调函数第一个参数r接收最新的K线数据,第二个参数接收持仓数,第三个参数接收交易对名称
if (r.length < 20) { // 判断K线柱数量
return
}
var emaSlow = TA.EMA(r, 20)
var emaFast = TA.EMA(r, 5)
var cross = _Cross(emaFast, emaSlow); // 判断指标相交状态,_Cross参看:https://www.fmz.com/bbs-topic/1140
if (mp <= 0 && cross > 1) {
Log(pair, "买, 金叉周期", cross, "mp:", mp);
return 0.1 * (mp < 0 ? 2 : 1) // 返回的数值就是要开仓的数量,正数是 开多,负数是开空,0是全部平掉。
} else if (mp >= 0 && cross < -1) {
Log(pair, "卖, 死叉周期", cross, "mp:", mp);
return -0.1 * (mp > 0 ? 2 : 1)
}
})
}

Para mais código-fonte e conteúdo completo da biblioteca, visite: https://www.fmz.com/strategy/57267