
Este artigo analisa em detalhes uma estratégia de negociação de reversão baseada em pontos de eixo. A estratégia determina possíveis pontos de suporte e resistência do eixo, calculando os preços mais altos e mais baixos de um determinado período. Quando o preço atravessa esses pontos de eixo, indicando que a tendência está sendo reversada, a reversão pode ser feita.
A estratégia baseia-se principalmente em dois indicadores: o Pivot High e o Pivot Low. O Pivot High e o Pivot Low são os preços mais altos e mais baixos de um período, que podem ser obtidos através depivothigh()epivotlow()O cálculo da função obtém ◦ o número de ciclos dos lados esquerdo e esquerdo é necessário para calcular o ponto central. Esta estratégia tem o número de ciclos do lado esquerdo de 4 e o número de ciclos do lado direito de 2.
Quando o máximo de um ciclo mais recente é menor que o máximo do eixo do ciclo anterior, indica que um sinal de reversão ocorreu. Nesse caso, se antes fosse uma operação de linha curta, agora deve-se considerar a criação de oportunidades de reversão em busca de múltiplos títulos. Da mesma forma, quando o mínimo de um ciclo mais recente é maior que o mínimo do eixo do ciclo anterior, a posição em aberto deve ser considerada.
A principal lógica da estratégia é:
A maior vantagem dessa estratégia é a identificação de potenciais pontos de reversão de tendência, o que é especialmente importante para os traders de reversão. Em comparação com outros indicadores, os pontos centrais permitem um julgamento mais claro da resistência de suporte, sem frequentes falsos sinais.
Além disso, a estratégia estabelece simultaneamente condições de ativos e de ativos líquidos, maximizando a cobertura de diferentes situações de mercado, evitando perder oportunidades de negociação. Controlar o risco através de stop loss, permitindo garantir a margem de lucro.
No geral, é uma estratégia de reversão muito prática.
Embora a estratégia se esforce para reduzir a probabilidade de falsos sinais, qualquer estratégia baseada em breakouts inevitavelmente apresenta sinais de ultrapassagem ou ultrapassagem. Isso pode levar a um planejamento para a criação de posições múltiplas, mas o mercado já começou a se tornar um urso, ou a um planejamento para a construção de uma posição vazia, mas o mercado de touros explodiu de repente.
Além disso, os pontos centrais não podem determinar 100% dos pontos críticos de resistência de suporte, apenas para referência. Se você tiver pouca sorte, os pontos centrais podem apenas perder a formação de pontos de suporte reais. Este problema de distância borrosa também não pode ser totalmente evitado.
Otimização de ciclo: os números de ciclo existentes para a esquerda e para a direita são 4 e 2, o que pode ser usado como configuração inicial. Mas o eixo central de diferentes ciclos em diferentes mercados pode ser mais eficaz, e você pode tentar otimizar para encontrar a melhor combinação de parâmetros.
Em combinação com filtros de outros indicadores. Por exemplo, pode ser adicionado um indicador de volume de transação, que só é considerado um avanço efetivo quando o volume de transação é maior, o que reduz o falso avanço.
Paradas dinâmicas. Os paradas existentes são espaços de uma unidade de negociação mínima no eixo central. Isso pode ser usado para tentar o melhor ponto de parada, dependendo da volatilidade do mercado.
Operar apenas na direção da tendência. Agora, a condição de fazer mais curto-circuito é paralela, na verdade, você só pode procurar oportunidades de fazer mais no mercado de ações, procurando oportunidades de curto-circuito no mercado de ações. A combinação de indicadores de tendência pode ter um efeito melhor.
A estratégia é, em geral, uma estratégia de reversão simples e prática. A idéia central é julgar uma potencial reversão de tendência calculando os pontos centrais e monitorando suas rupturas. A estratégia simultaneamente estabelece condições de negociação mais curtas para maximizar a captura de oportunidades de reversão.
Em geral, a estratégia é clara e fácil de implementar. A configuração de parâmetros também é mais direta e amigável para iniciantes. Com o teste e otimização contínuos, o desempenho da estratégia pode ser gradualmente melhorado, o que é recomendável.
/*backtest
start: 2022-12-11 00:00:00
end: 2023-12-17 00:00:00
period: 1d
basePeriod: 1h
exchanges: [{"eid":"Futures_Binance","currency":"BTC_USDT"}]
*/
//@version=3
strategy("Pivot Reversal Strategy", overlay=true)
leftBars = input(4)
rightBars = input(2)
// backtesting date range
from_day = input(defval = 1, title = "From Day", minval = 1)
from_month = input(defval = 3, title = "From Month", minval = 1)
from_year = input(defval = 2018, title = "From Year", minval = 1970)
to_day = input(defval = 1, title = "To Day", minval = 1)
to_month = input(defval = 1, title = "To Month", minval = 1)
to_year = input(defval = 2100, title = "To Year", minval = 1970)
time_cond = (time > timestamp(from_year, from_month, from_day, 00, 00)) and (time < timestamp(to_year, to_month, to_day, 23, 59))
swh = pivothigh(leftBars, rightBars)
swl = pivotlow(leftBars, rightBars)
swh_cond = not na(swh)
hprice = 0.0
hprice := swh_cond ? swh : hprice[1]
le = false
le := swh_cond ? true : (le[1] and high > hprice ? false : le[1])
if (le and time_cond)
strategy.entry("PivRevLE", strategy.long, comment="PivRevLE", stop=hprice + syminfo.mintick)
swl_cond = not na(swl)
lprice = 0.0
lprice := swl_cond ? swl : lprice[1]
se = false
se := swl_cond ? true : (se[1] and low < lprice ? false : se[1])
if (se and time_cond)
strategy.entry("PivRevSE", strategy.short, comment="PivRevSE", stop=lprice - syminfo.mintick)
//plot(strategy.equity, title="equity", color=red, linewidth=2, style=areabr)