
A estratégia de rastreamento de ruptura do VWAP é uma estratégia de rastreamento que usa o indicador VWAP para identificar a direção da tendência. Ela determina a direção da ruptura do preço analisando a ruptura do VWAP no preço de fechamento das 5 linhas K mais recentes.
A principal vantagem dessa estratégia é a capacidade de capturar rapidamente oportunidades de ruptura de preços, permitindo o rastreamento de transações de linha ultra curta. No entanto, há um certo risco de acúmulo de posições muito rápido. Pode ser otimizado por ajustes apropriados dos parâmetros de posição.
O principal indicador usado pela estratégia é o VWAP. O VWAP representa o preço médio de transação, que é o preço médio ponderado pelo volume de transação. Ele reflete muito bem o nível de preços reconhecido no mercado.
A estratégia calcula em tempo real cinco linhas K de preço de fechamento e o indicador VWAP e define uma série de variáveis de julgamento lógico para detectar se o preço ocorre uma série de rupturas em um número especificado de vezes.
Os sinais de negociação da estratégia vêm de novos altos ou baixos criados pela ruptura de preços. A lógica específica é:
Portanto, o núcleo da estratégia é identificar a direção da ruptura de preços, rastrear os novos altos ou baixos resultantes da ruptura e negociar.
O tamanho da posição padrão é de 100% do equilíbrio da conta. Isso significa que você deve negociar a posição inteira.
A condição de equilíbrio é que o preço volte a atravessar o indicador VWAP. Isto é, usar o VWAP como um ponto de parada para rastrear perdas e evitar a expansão de perdas.
A maior vantagem da estratégia de rastreamento de ruptura do VWAP é a capacidade de capturar rapidamente as tendências de preços de curto prazo, rastreando a tendência de ruptura para negociar. Os principais benefícios podem ser resumidos como segue:
Esta estratégia é especialmente adequada para a negociação de curto prazo de alta frequência, que permite bloquear rapidamente os lucros de curto prazo. O melhor efeito é em variedades com uma volatilidade visível (como petróleo, ouro, etc.).
Apesar de a estratégia de rastreamento de invasão do VWAP ser rápida e eficiente, há alguns riscos a serem considerados:
Os riscos acima podem ser melhorados de forma a:
A estratégia de rastreamento de ruptura do VWAP como uma estratégia de ultra-curto-circuito de classe de rastreamento pode ser otimizada a partir das seguintes dimensões:
Integração de múltiplos indicadores: Integração de outros indicadores como a volatilidade, MACD e outros, estabelecendo condições de filtragem de sinais de negociação mais rigorosas, reduzindo a probabilidade de erro de julgamento
Posições dinâmicas: De acordo com a volatilidade do mercado, ajuste dinamicamente o tamanho da posição. Reduz a posição quando a grande bolsa se agita, aumenta a posição quando a tendência é evidente
Adaptação de parada: Troque a linha de parada de VWAP fixa para a linha de parada de rastreamento dinâmico. e, em combinação com o indicador ATR, calcule a distância de parada para que a linha de parada se adapte
Mecanismo de controle de ventoO setor de negociação é limitado por um conjunto de indicadores de risco, como o tempo máximo de posse, o limite de ganhos e perdas por dia e a linha de taxa de retirada.
Aprendizagem automáticaAtividades: coleta de dados históricos de transações, otimização de parâmetros de estratégia com modelos de aprendizagem profunda em busca de maior estabilidade
A estratégia de rastreamento de ruptura do VWAP é, em geral, uma estratégia de negociação de alta frequência muito prática. Ela pode responder rapidamente às oportunidades de ruptura de preços de curto prazo, utilizando o rastreamento de toda a posição para obter arbitragem ultra curta.
A estratégia pode ser mais estável para a tomada de decisões de negociação e mais eficiente para o rastreamento, por meio de mais otimização, como integração de múltiplos indicadores, gerenciamento dinâmico de posições, linha de parada auto-adaptável e mecanismo de controle de risco. Em combinação com a otimização de parâmetros de aprendizado de máquina, há muito espaço para melhorar a eficácia da estratégia de rastreamento de ruptura VWAP.
Para os investidores que gostam de negociações de alta frequência, esta é definitivamente uma estratégia que vale a pena considerar e otimizar continuamente.
/*backtest
start: 2023-12-12 00:00:00
end: 2023-12-19 00:00:00
period: 5m
basePeriod: 1m
exchanges: [{"eid":"Futures_Binance","currency":"BTC_USDT"}]
*/
//@version=5
strategy(title="VWAP Push", initial_capital = 100000, default_qty_type = strategy.percent_of_equity, default_qty_value = 100, pyramiding = 0, currency = 'USD', overlay=true)
//VWAP
vwap = ta.vwap(close)
plot(vwap, color=color.black, title="vwap")
//Last 5 Closes
closeBarPrevious5 = close[5]
closeBarPrevious4 = close[4]
closeBarPrevious3 = close[3]
closeBarPrevious2 = close[2]
closeBarPrevious1 = close[1]
closeBarCurrent = close
//is_1530 = (hour == 15) and (minute == 30)
is_push_up = (closeBarCurrent > closeBarPrevious1) and (closeBarPrevious1 > closeBarPrevious2) and (closeBarPrevious2 > closeBarPrevious3) and (closeBarPrevious4 < vwap) and (closeBarPrevious3 > vwap)
is_push_down = (closeBarCurrent < closeBarPrevious1) and (closeBarPrevious1 < closeBarPrevious2) and (closeBarPrevious2 < closeBarPrevious3) and (closeBarPrevious4 > vwap) and (closeBarPrevious3 < vwap)
var float hi = na
var float lo = na
hi := is_push_up ? high : hi
lo := is_push_down and (close < vwap) ? low : lo
plot(hi, "High", color.green, 1, plot.style_circles)
plot(lo, "Low", color.red, 1, plot.style_circles)
// Conditions
longCondition = ta.crossover(close,hi)
exitLong = ta.crossunder(close,vwap)
shortCondition = ta.crossunder(close,lo) and (close < vwap)
exitShort = ta.crossover(close,vwap)
// Entries Exits
if (longCondition)
strategy.entry("Long", strategy.long)
if (exitLong)
strategy.close("Long")
if (shortCondition)
strategy.entry("Sell", strategy.short)
if (exitShort)
strategy.close("Sell")