
A estratégia usa uma combinação de dois indicadores robustos, o indicador de movimento de direção (DMI) e o agitador de preço de destrend (DPO), incorporados na visão de negociação, para formar uma base de decisão de negociação confiável. A lógica central da estratégia é julgar se o valor do indicador de DMI é maior do que 0, se for maior do que 0, produzindo um sinal de múltiplas cabeças. Se o indicador de DMI é maior do que 0, o valor do indicador de DPO é menor do que 0, se for menor do que 0, produzindo um sinal de cabeças vazias.
A estratégia usa principalmente o indicador DMI para determinar a direção e a força da tendência. O indicador DMI é composto por três curvas: + DI, -DI e ADX. + DI representa forças múltiplas, -DI representa forças aéreas, e suas cruzadas podem determinar a direção da tendência atual; ADX representa a força da tendência, e quanto mais alto o valor, mais evidente é a tendência.
A estratégia usa o DPO positivo quando o preço está acima da trajectória média e negativo quando está abaixo. A estratégia usa o DPO positivo e negativo para determinar se está em uma tendência. Se o indicador DMI aparece em um cruzamento, mas o indicador DPO está perto do nível 0, é considerado como um tremor e não gera um sinal de negociação.
A lógica é a seguinte:
Quando + DI sobre - DI, pertence ao cruzamento do ouro e é julgado um mercado multi-cabeça. Neste momento, se o indicador DPO for maior que 0, a confirmação de que está atualmente em uma tendência ascendente, gera um sinal multi-cabeça.
Quando o -DI passa por +DI, pertence ao forco morto e é considerado um mercado de capitais vazios. Nesse momento, se o indicador DPO for menor que 0, a confirmação de que está em uma tendência de queda será gerada.
Se +DI/-DI cruzar mas o indicador de DPO estiver próximo de 0, será considerado como um tremor e não produzirá sinal.
A maior vantagem dessa estratégia de combinação é a alta precisão de identificação de tendências, que produzem sinais de negociação apenas quando ocorre uma reversão de tendência real, evitando assim perdas repetidas em intervalos de choque. Suas principais vantagens são:
O uso do DMI para determinar a direção e a intensidade de uma tendência é um indicador técnico bem desenvolvido e confiável.
O indicador DPO filtra os falsos sinais de oscilações intercalares e produz sinais apenas quando a tendência se forma, evitando perdas.
A combinação de vários indicadores, que podem ser usados para se verificar mutuamente, aumenta a confiabilidade do sinal.
A lógica da estratégia é simples e clara, fácil de entender e implementar, adequada para negociações automáticas ou manuais.
Como a negociação é apenas na tendência, você pode obter uma maior taxa de retorno de risco.
Embora seja uma estratégia de alta confiabilidade, é preciso ter em conta os seguintes riscos:
Eventos inesperados levam o mercado a ter uma grande tendência unilateral, podendo perder essa oportunidade de tendência. Esse risco pode ser reduzido reduzindo o parâmetro DPO.
O próprio indicador DMI também pode produzir um sinal de erro, um risco que não pode ser totalmente evitado. Pode-se definir um stop loss para controlar os prejuízos.
A configuração incorreta dos parâmetros do indicador DPO também pode levar a erros de julgamento. Os parâmetros ideais devem ser determinados por meio de repetidas avaliações.
Os custos de transação têm um certo impacto sobre os lucros, e a frequência de transação deve ser controlada. Os parâmetros de otimização podem reduzir as transações ineficazes.
A estratégia ainda tem espaço para ser melhorada:
Pode-se testar diferentes combinações de parâmetros para encontrar o melhor parâmetro para reduzir o atraso do sinal e aumentar a taxa de lucro.
Pode ser verificado em combinação com outros indicadores, como KDJ, MACD, etc., para melhorar a precisão do sinal.
Pode-se definir parâmetros de adaptabilidade de acordo com diferentes variedades, períodos, etc., para que a estratégia seja mais adaptável.
Pode-se definir um stop loss dinâmico para controlar perdas individuais. Também pode-se definir um stop loss diferente de acordo com a fase da tendência.
Otimizar o tempo de entrada e saída através de métodos como o aprendizado de máquina pode gerar maiores ganhos.
A estratégia combina os benefícios dos dois indicadores DMI e DPO, com alta precisão para determinar a reversão da tendência e a geração de tendências confiáveis. Ao mesmo tempo, o uso do indicador DPO filtra efetivamente o ruído causado pela oscilação do intervalo e evita a negociação ineficaz. Isso o torna uma estratégia eficiente e adequada para negociação automática e adoção manual.
/*backtest
start: 2022-12-28 00:00:00
end: 2024-01-03 00:00:00
period: 1d
basePeriod: 1h
exchanges: [{"eid":"Futures_Binance","currency":"BTC_USDT"}]
*/
//@version=4
strategy("DMI DPO Guard Strategy", calc_on_order_fills=true, initial_capital=100000, default_qty_type=strategy.percent_of_equity, default_qty_value=10, currency="USD", commission_type=strategy.commission.percent, commission_value=0.25)
///Tradingview's DMI indicator logic///
len = input(34, minval=1, title="DI Lookback")
up = change(high)
down = -change(low)
plusDM = na(up) ? na : (up > down and up > 0 ? up : 0)
minusDM = na(down) ? na : (down > up and down > 0 ? down : 0)
trur = rma(tr, len)
plus = fixnan(100 * rma(plusDM, len) / trur)
minus = fixnan(100 * rma(minusDM, len) / trur)
plot(plus, color=color.orange, title="+DI")
plot(minus, color=color.aqua, title="-DI")
period_ = input(34, title="Length", minval=1)
isCentered = input(false, title="Centered")
barsback = period_/2 + 1
ma = sma(close, period_)
dpo = isCentered ? close[barsback] - ma : close - ma[barsback]
plot(dpo, offset = isCentered ? -barsback : 0, title="Detrended Price Oscillator", color=#C0C000)
hline(0, title="Zero Line", color = #C0C0C0)
long = crossover(plus, minus) and (dpo > 0)
short = crossunder(plus, minus) and (dpo < 0)
strategy.entry("Long", strategy.long, when=long)
strategy.entry("Short", strategy.short, when=short)