
A estratégia é baseada na identificação dinâmica dos níveis de suporte e resistência, em combinação com o padrão de engulfamento (Engulfing Pattern) e um forte sinal de reversão, gerenciando o risco através do indicador ATR (Average True Range). A estratégia integra a estrutura de preços, a identificação do padrão de engulfamento e a análise da taxa de flutuação em três dimensões na decisão de negociação, aumentando a confiabilidade do sinal de negociação por meio de confirmação múltipla.
O núcleo da estratégia é baseado em três elementos técnicos principais: a avaliação de resistência de suporte, a identificação de padrões de imagem e a gestão de risco ATR.
Em primeiro lugar, a estratégia determina os níveis de resistência e suporte para a dinâmica, calculando os preços mais altos e mais baixos em um período de retracção designado (os padrões de 50 ciclos). Esses níveis de preço tiveram um impacto significativo na evolução do mercado historicamente e podem ter um impacto significativo novamente.
Em segundo lugar, a estratégia identifica dois tipos de formas de inversão de força: Bullish Engulfing e Bearish Engulfing. A forma de absorção de bullish aparece no processo de queda, composta por uma pequena linha de queda seguida de uma linha de sol maior, com a segunda linha de sol cobrindo completamente a entidade da linha de sol anterior.
Terceiro, o sinal de entrada precisa atender ao duplo requisito de confirmação de forma e posição de preço:
Finalmente, a estratégia utiliza o indicador ATR para o gerenciamento do risco. O ATR mede a volatilidade do mercado e é usado para definir a posição de parada adequada às condições atuais do mercado. A distância de parada é definida como 1,5 vezes a distância de parada do ATR, e a meta de lucro é definida como 2 vezes a distância de parada, formando uma relação de risco-retorno de 1:2, de acordo com o princípio de negociação de valor positivo esperado.
Mecanismo de confirmação de sinal multidimensionalUma estratégia que combina resistência de suporte e identificação de forma, que requer que várias condições sejam atendidas simultaneamente para gerar um sinal de negociação, pode efetivamente reduzir as transações erradas. O sinal é produzido somente quando o preço está em uma posição tecnicamente vantajosa (acima ou abaixo da resistência) e ocorre uma clara reversão de forma, aumentando a confiabilidade do sinal.
Adaptação dinâmica à estrutura de mercadoO nível de resistência de suporte é baseado em cálculos dinâmicos e não em valores fixos, e pode ser automaticamente ajustado à evolução do mercado, permitindo que a estratégia permaneça eficaz em diferentes ciclos de mercado e ambientes de flutuação.
Gestão de risco baseada na volatilidadeUtilize o ATR para a configuração de stop loss, para garantir que os controles de risco sejam adequados à atual volatilidade do mercado, evitando o problema de stop loss excessivo (triggerado por flutuações normais) ou excessivo (perda excessiva).
A rigidez dos parâmetros de risco-recompensaA estratégia é baseada em um modelo de risco-retorno de 1: 2, que permite que a estratégia seja lucrativa, mesmo que tenha uma taxa de sucesso de apenas 40%, do ponto de vista da expectativa matemática, aumentando a estabilidade a longo prazo da estratégia.
Sinais de negociação visuais e intuitivosA estratégia é um indicador claro de compra e venda em um gráfico, apoiando a resistência, permitindo que os comerciantes entendam intuitivamente a estrutura do mercado e a lógica de negociação, facilitando a tomada de decisões em tempo real e análise posterior.
Parâmetros flexíveisOs parâmetros-chave (período de retrocesso, ATR, multiplicador de risco) podem ser ajustados de acordo com as diferentes características do mercado e preferências de risco individuais, aumentando a adaptabilidade da estratégia.
Retardo de reconhecimento de resistência de suporteA existência de um atraso no nível de resistência de suporte com base no cálculo do ponto máximo/mínimo histórico, que pode levar ao atraso do sinal, à perda do ponto de entrada ideal ou à produção de transações desnecessárias em situações de rápida ruptura. A melhoria da metodologia pode ser considerada com a introdução de filtros de intensidade de tendência ou em combinação com outros indicadores técnicos.
As limitações da identificação de formas: A mera dependência da forma de dupla linha K pode ser muito simplificada, existindo muitos falsos avanços e falsos sinais no mercado. Recomenda-se a adição de confirmação de volume de transação ou outros indicadores técnicos como condição de filtragem auxiliar.
Os perigos de uma taxa de retorno de risco fixoEmbora a taxa de retorno do risco de 2: 1 seja teoricamente viável, nem todos os cenários de mercado se adaptam a essa proporção fixa. Em mercados de forte tendência, pode-se obter lucros prematuros; em mercados de turbulência intermitente, os objetivos de lucro podem ser difíceis de alcançar.
Sensibilidade do parâmetroO desempenho da estratégia pode ser altamente sensível a parâmetros-chave (especialmente o comprimento do período de retorno). Um período de retorno muito curto pode levar a mudanças frequentes nos pontos de resistência de suporte, enquanto um período muito longo pode reduzir a relevância dos pontos de resistência de suporte identificados para o mercado atual. Recomenda-se um retorno completo para otimizar as configurações de parâmetros em diferentes condições de mercado.
Falta de adaptação ao mercadoA estratégia não distingue entre tendências e ambientes de mercado, podendo produzir sinais errados em certos estados de mercado. Recomenda-se a introdução de mecanismos de identificação de tendências, aplicando diferentes lógicas de negociação em diferentes ambientes de mercado.
Ausência de mecanismos de gestão de fundos: O código não inclui a lógica de gerenciamento do tamanho da posição, o que pode levar a um controle de risco imperfeito. O módulo de gerenciamento de fundos integrado é recomendado, ajustando o tamanho da transação de acordo com o tamanho da conta e a dinâmica de volatilidade atual.
Introdução de filtros de tendências: A estratégia atual é adequada para a reversão de médio prazo, mas pode frequentemente desencadear um sinal de reversão em mercados de forte tendência. Recomenda-se a adição de componentes de reconhecimento de tendência (como o sistema de médias móveis ou o indicador ADX), o comércio apenas na direção da tendência ou o uso de diferentes configurações de parâmetros para se adaptar a diferentes intensidades de tendência.
Melhor reconhecimento de formas: A capacidade de reconhecimento de forma pode ser expandida para incluir outras formas de inversão de alta probabilidade, como linhas de arco-íris, formas de estrelas, etc., ou introduzir mecanismos de confirmação de forma, se for necessário que as linhas K subsequentes continuem a confirmar a direção de inversão.
Gestão de Riscos DinâmicosConsidere a possibilidade de ajustar dinamicamente o risco-retorno em função da volatilidade do mercado e da intensidade da tendência, usando uma meta de lucro mais flexível em mercados de forte tendência e uma configuração mais conservadora em mercados de turbulência.
Aumentar a confirmação do volumeOs sinais de forma combinados com a variação de volume de transação são geralmente mais confiáveis. Uma condição de volume de transação pode ser adicionada, se o volume de transação for aumentado significativamente quando a forma requerida ocorre, para confirmar a dinâmica de preços.
Análise de Multi-Framas de TempoIntrodução de mecanismos de confirmação de múltiplos prazos para garantir que a direção das negociações esteja de acordo com as tendências de prazos mais elevados e evitar negociações reversíveis em grandes tendências.
Introdução a estatísticas de desempenho de forma histórica: Código pode ser adicionado para rastrear o desempenho histórico de formas em diferentes condições de mercado, para criar modelos de probabilidade dinâmica e ajustar a credibilidade do sinal de acordo com as características do mercado atual.
Adicionar o módulo de gestão de fundos: Realizar a gestão de posições dinâmicas com base no tamanho da conta, volatilidade e perdas contínuas, controlar o risco de uma única transação para não exceder a proporção fixa do capital total (por exemplo, 1-2%).
“A estratégia de negociação de quantificação de risco de controle de risco ATR de linha K dupla com resistência dinâmica e suporte” mostra uma estrutura clara e lógica rigorosa do design do sistema de negociação. A estratégia, combinando análise de estrutura de preços (suporte de resistência), identificação de forma (soporte de absorção) e gestão científica de risco (arrestão de perda baseada em ATR), cria um sistema de negociação de confirmação multidimensional.
A estratégia tem o potencial de aumentar ainda mais o desempenho e a adaptabilidade, através da introdução de filtros de tendência, melhoria da identificação de formas, gestão de riscos dinâmicos e análise de múltiplos quadros temporais. Em particular, a inclusão de módulos de gestão de fundos e mecanismos de identificação de estado de mercado, que irão fazer com que a estratégia passe de uma ferramenta de análise técnica para um sistema de negociação completo. A estratégia é especialmente adequada para os comerciantes de médio prazo que procuram oportunidades de reversão, com o objetivo de alcançar um desempenho de negociação estável a longo prazo, sob uma gestão razoável de expectativas.
Em última análise, o sucesso de qualquer estratégia de negociação depende não apenas do projeto técnico da estratégia em si, mas também do profundo conhecimento do comerciante sobre o mercado e da confiança na lógica da estratégia. O melhor desempenho da estratégia só pode ser alcançado se os princípios da estratégia forem bem compreendidos, seus limites aceitos e a disciplina de negociação mantida.
/*backtest
start: 2024-03-24 00:00:00
end: 2025-03-23 00:00:00
period: 3d
basePeriod: 3d
exchanges: [{"eid":"Futures_Binance","currency":"BNB_USDT"}]
*/
// This Pine Script™ code is subject to the terms of the Mozilla Public License 2.0 at https://mozilla.org/MPL/2.0/
// © watcharaphon0619
//@version=5
strategy("Ai ProSR V.1", overlay=true)
// Define parameters
lookback = input(50, title="Lookback Period for S/R")
atrLength = input(14, title="ATR Length")
atrMultiplier = input(1.5, title="ATR Multiplier for Stop Loss")
// Calculate ATR (Average True Range)
atr = ta.atr(atrLength)
// Find the highest and lowest points over the lookback period (Support/Resistance levels)
resistance = ta.highest(high, lookback)
support = ta.lowest(low, lookback)
// Display support and resistance on the chart
plot(resistance, color=color.red, linewidth=2, title="Resistance")
plot(support, color=color.green, linewidth=2, title="Support")
// Bullish Engulfing condition (Buy signal)
bullishEngulfing = (close[1] < open[1]) and (close > open) and (close > open[1]) and (open < close[1])
// Bearish Engulfing condition (Sell signal)
bearishEngulfing = (close[1] > open[1]) and (close < open) and (close < open[1]) and (open > close[1])
// Trading conditions: 2-candlestick pattern + Support/Resistance levels
buyCondition = bullishEngulfing and (close > support) // Buy when Bullish Engulfing appears and price is above support
sellCondition = bearishEngulfing and (close < resistance) // Sell when Bearish Engulfing appears and price is below resistance
// Display Buy and Sell signals on the chart
plotshape(series=buyCondition, title="Buy Signal", location=location.belowbar, color=color.green, style=shape.labelup, text="BUY")
plotshape(series=sellCondition, title="Sell Signal", location=location.abovebar, color=color.red, style=shape.labeldown, text="SELL")
// Stop Loss and Take Profit levels
stopLoss = atr * atrMultiplier
takeProfit = stopLoss * 2 // Risk-Reward Ratio 1:2
// Entry and exit conditions
if (buyCondition)
strategy.entry("Buy", strategy.long)
strategy.exit("Take Profit/Stop Loss", "Buy", stop=close - stopLoss, limit=close + takeProfit)
if (sellCondition)
strategy.entry("Sell", strategy.short)
strategy.exit("Take Profit/Stop Loss", "Sell", stop=close + stopLoss, limit=close - takeProfit)