A negociação sem sentido é a principal causa de perdas e mau humor, e é uma causa importante para a criação de maus hábitos de negociação. A negociação sem sentido se manifesta principalmente como a aleatoriedade, a impulsividade temporária, a intermitência e a frequência de negociação em qualquer circunstância.
Em poucas palavras, é uma transação sem valor, com risco e lucro desproporcionados, uma transação que se vê uma oportunidade para agarrar, uma transação que não deixa passar nenhuma oportunidade, uma transação que só é feita quando os preços flutuam. Ele não avalia o lucro que a transação pode lhe trazer e o risco correspondente, sempre mantém a mentalidade de sorte, achando que ganhar alguns pontos é suficiente, ele só vê o lucro e ignora o risco potencial.
Ou, a qualquer momento, sente que a grande oportunidade está à vista, caso contrário, perderá a oportunidade. Independentemente de se a atual oscilação está de acordo com seus hábitos de negociação, sempre é impulsionado pela armadilha do lucro para aumentar a pequena oportunidade em seu coração para uma grande oportunidade.
O mercado nem sempre está em um estado de valor comercial.
Simplificando, é uma negociação que pode ter o seu próprio limite de perda. Se a negociação não pode ter o seu próprio limite de perda, então é uma negociação sem valor. O mercado está na maior parte do tempo em um estado de balanço ou em um estado de pequena flutuação, ou seja, a maioria das vezes o mercado não tem uma boa oportunidade de negociação.
Nesse estado, qualquer negociação é, no máximo, um lucro e um prejuízo, além disso, a fraqueza humana determina que a maioria das negociações seja perdida. Em um mercado em que não há valor de negociação, muitas pessoas deixam a conta com uma perda não menor por causa de negociações sem sentido, o que causa a destruição da mentalidade de negociação e faz com que ele não se atreva a negociar quando surge uma oportunidade real de negociação, porque a sombra dos prejuízos de negociação do período anterior.
E como ele adquiriu o hábito de negociar com frequência, mesmo que ele tenha um ótimo ponto de entrada, ele sairá rapidamente e perderá a oportunidade de obter lucros reais. Negociação sem sentido não apenas faz você perder pouco a pouco durante o balanço, mas também impede que você mantenha uma posição na tendência.
A negociação sem sentido aparentemente também é uma negociação especulativa, que parece não ser muito diferente das outras pessoas, mas na verdade não é assim. Os investidores que fazem negociações sem sentido não sabem realmente o que é especulação. O que é especulação?
A negociação sem sentido é ver qualquer objeto disparar, seja ela presa ou não, e é mais como jogar um jogo. O prazer do jogo vem do processo do jogo e não necessariamente do resultado. A negociação sem sentido não é, em essência, especulação, mas é um jogo com dinheiro para jogar com futuros, um ato que consome dinheiro, um ato de negociação que é contrário ao objetivo de lucrar.
Será que ele não sabe qual é o propósito de sua negociação? Eu acho que a razão fundamental é: o forte desejo de lucro o leva a negociar com frequência, o leva a negociar em qualquer circunstância, ou seja, a armadilha do lucro o leva a negociar sem sentido. A maior armadilha do mercado é o lucro, o lucro esperado que faz com que a pessoa perca a objetividade e a razão, fazendo com que a pessoa ignore a existência do risco.
O problema é que, muitas vezes, não conseguimos avaliar as oportunidades de negócio.
É verdade que o julgamento da oportunidade de negociação e a avaliação da escala das circunstâncias não podem ser determinados, mas é essa incerteza que leva à inevitabilidade da existência de risco, ou seja, o risco de qualquer transação é inevitável, mas o lucro não pode ser determinado. Isso deve levar os investidores a se concentrarem primeiro no risco, e não no lucro.
Reduzir as negociações sem sentido não significa que você não negocia normalmente, não é que, desde que você reduza as negociações sem sentido, você necessariamente possa aproveitar oportunidades valiosas. A negociação apropriada é um meio importante para manter contato com o mercado, a chave é que você deve considerar cuidadosamente a cada negociação, saber exatamente onde parar depois de entrar no mercado e se o mercado atualmente tem um bom ponto de entrada.
Você tem um mestre, um irmão, que estava em grande confusão e confusão, até mesmo em desespero, perdendo pouco dinheiro, e só tinha o suficiente para abrir algumas mãos. Então, ele olhou para a última oportunidade de negociação com muita seriedade, cautela e cautela, extraordinariamente cauteloso, como ele disse, revisou o gráfico repetidamente, olhou para o estado da conta, calculou em silêncio quando a última bala seria disparada. Não, não, não, não, não é hora, a última oportunidade Eu sou extraordinariamente cauteloso. Eu sei que desta vez devo ser mais cuidadoso e paciente, e finalmente, sob esse contexto de alta calma, finalmente agarrei a oportunidade, voltei sete vezes em dois ou três meses e consegui uma reviravolta completa.
Então, se tratássemos cada transação como se fosse o nosso último tiro, e cada oportunidade como se fosse a nossa última chance de voltar atrás na nossa vida de negociação, não seríamos mais cuidadosos e mais sérios em cada transação, reduzindo significativamente as transações sem sentido?
Para terminar, uma palavra: Charlie Munger disse que se você for permitido a fazer até 20 buracos no papel, cada um deles significa que você perdeu uma oportunidade de negociação, e depois de 20 oportunidades, sua chance será esgotada.
Traduzido do japonês por