- Por que o mercado de ações da China caiu tão rápido?
Com o desenvolvimento da Internet, inúmeras palavras que antes só podiam ser acessadas por profissionais financeiros agora se tornaram vocabulários comuns da internet, mas as coisas financeiras são realmente muito profissionais, a compreensão e a impressão do público sobre isso vem principalmente da boca de alguns pseudo-economistas que gostam de se apresentar na mídia.
Minho tem uma pêssego e um dólar, Choi Kang tem uma pêssego e um dólar, as pêssegos vendem por um dólar cada, e as pêssegos também vendem por um dólar cada. Nesse momento, o total de notas da sociedade era de 2 dólares, correspondendo ao valor de 2 dólares.
Mas, neste momento, Red Little correu de repente, com um chuveiro na mão, e disse que seu chuveiro também vendeu por um dólar. Red Little disse: “Nossa aldeia está espalhada por toda a montanha e são coqueiros, Red Little, seu chuveiro não vale um centavo”. Red Little disse que era assim antes, mas este ano os coqueiros foram cortados, só sobraram em minha casa, e todos queriam comer o chuveiro e me pediram para comprar.
Naquele momento, o chefe da aldeia não conseguiu abrir, os bilhetes não eram suficientes. Ele pegou uma nota branca com um dólar escrito nela, e emprestou-a ao menino vermelho, garantindo que a nota branca poderia chegar a ele a qualquer momento para ser trocada por algo no valor de um dólar. Assim, três moedas de dólar estavam em circulação no mercado, pêssego, pêssego e limão, cada um com um dólar.
Nessa história, um burro equivale a um terreno para a construção de imóveis, um vilarejo equivale a um rio do banco central, e um dólar equivale a imprimir uma nota de um dólar. Assim, o banco central imprimiu um grande número de notas de água, mas não formou inflação viciosa por quase 20 anos, e a razão é a seguinte: a monetização da terra. A terra não vale dinheiro porque a terra é propriedade do estado, e a casa é uma casa de benefício.
Min-min tem uma pêssego e um dólar em sua mão, Min-gang tem uma pêra e um dólar em sua mão. As pêras e as pêssegos são vendidas por um dólar cada. Mas nesta ocasião Min-min disse a Min-ro: Eu não vendo pêssegos, eu vendo a árvore de pêssegos da nossa casa pelo preço de 10 dólares.
O chefe da aldeia não conseguiu fazer isso, pois a sociedade inteira tinha apenas dois bilhetes, mas precisava de 11 dólares, uma árvore de pêssego de Xiao Ming por 10 dólares mais uma pera de Xiao Gong por um dólar.
Nesta história, Choi Min é o chefe da Ma Jun Ma Road, que colocou o Alibaba na bolsa, Choi Gang é o empregado, você e eu, Choi Red é o acionista. O chefe da aldeia é o Chiang Kai-shek, do banco central. Nesta história, podemos descobrir que a colocação de ações na bolsa de valores é o equivalente a distribuir todos os lucros das empresas nas próximas décadas para os acionistas neste momento, em palavras de Buffett: desconto no fluxo de caixa futuro. O resultado é que Ma Yun enriqueceu, porque ele recolheu o dinheiro que poderia ganhar nas próximas décadas em menos de um dia. Chiang Kai-shek também estava muito feliz, mas imprimiu tantas notas.
Minho tinha uma pêssego e um dólar em sua mão, Minho tinha uma pêssego e um dólar em sua mão. As pêssegos e as pêssegos vendiam por um dólar cada. Mas então Minho disse: “Minha pêssego vai ser vendida por três dólares”. Minho não concordou, por que sua pêssego vai ser vendida por três dólares, e minha pêssego só pode ser vendida por um dólar? Minho disse que, recentemente, a população da cidade come pêssego, e ninguém gosta de comer sua pêssego. Minho disse que minha pêssego é muito popular, e muitas pessoas já me perguntaram se eu não vendia por dois dólares e cinco centavos.
O chefe da aldeia viu que os bilhetes não eram suficientes, a sociedade inteira deixou os bilhetes em circulação valer apenas 2 rupias, mas as pêssegos e as peras juntas valem 4 rupias, e, sem falar, apressou-se a imprimir uma faixa branca de 2 rupias. Choi Min tornou-se um rico com uma pêssego de 3 yuans, Choi Dang tornou-se um pobre, com apenas um pêssego barato e estragado de apenas 1 rupias.
Nessa história, as pêssegos nas mãos de Xiao Ming equivalem a propriedade, as pêras nas mãos de Xiao Gong equivalem a vários outros ativos, como ações, o chefe da aldeia equivalem ao rio do banco central. A tempestade imobiliária equivalem a quem possui propriedade saqueando a propriedade de quem não possui propriedade. Nesta história, o banco central também pode imprimir moedas, mas essa impressão é diferente das duas anteriores, o que leva à inflação, com o aumento do valor dos ativos das pessoas que possuem propriedades, os ricos começam a aumentar o consumo, enquanto os pobres começam a aumentar o horário e, finalmente, as pêras nas mãos de Xiao Ming também podem ser vendidas por 2 dólares, o equivalente a inflação de 100%.
A teoria do “pólo” é que a propriedade é um “pólo”, o mercado de ações é um “pólo” e o dinheiro circula entre diferentes “pólos”. O que está errado com este entendimento é que, seja propriedade ou ações, alguém compra e alguém vende, e o dinheiro que entra no “pólo” deve sair do “pólo”, e há transações que entram e saem. A inflação dos preços dos imóveis não é a causa da inflação, mas depois da inflação dos preços dos imóveis, o preço nominal dos ativos de todas as outras pessoas que possuem propriedades aumenta, o que leva à expansão do crédito, a propriedade pode garantir mais dinheiro nos bancos, a moeda é criada, e outros ativos ficam mais baratos em comparação com a propriedade, então você pode imprimir a inflação para manter a imagem de que outros ativos não caíram.
A partir das três histórias acima, podemos ver que, na primeira, a monetização da terra gerou uma impressão benéfica, o dinheiro da venda da terra foi usado pelo Estado para infraestrutura, construção de pontes e estradas para a construção de uma ferrovia, e não houve inflação maligna, a questão é que a terra será vendida ou não.
Na segunda história, a emissão de notas de circulação causada pela colocação em bolsa das ações da empresa também é benéfica, embora cause polarização, o pai de Ma Yun e os empresários internacionais falam e riem todos os dias, mas a maioria dos cães solteiros está trabalhando em horas extras. Mas, como o dinheiro que a empresa ganha no futuro é distribuído aos acionistas, o dinheiro que ganha anualmente no futuro pode ser compensado pelo câmbio de espaço-tempo das notas impressas pelo banco central quando a empresa é colocada em bolsa.
Na terceira história, a explosão de um determinado tipo de ativo, embora o banco central também possa emprestar a impressão, mas o resultado não é necessariamente bom. Se puder manter o preço alto desse tipo de ativo por um longo período de tempo, e depois estimular o consumo através do aumento do preço desse tipo de ativo, e depois transmitir lentamente para outros ativos e entidades da economia por um longo período de tempo, causando inflação e redução da dívida em toda a sociedade, isso é um bom resultado.
Estas três histórias também podem ser usadas para entender por que o mercado de ações do dia-a-dia se desmorona. Embora seja forte a tenacidade chinesa, ou seja porque a aprovação administrativa da entrada em bolsa de ações é a causa da queda abrupta. Mas a principal razão deve ser a monetização da terra e o financiamento da entrada em bolsa de novas ações das empresas, que nos últimos 20 anos ainda estão em uma fase de crescimento acelerado, e a oferta de notas impressas não está disponível, o que faz com que as ações já listadas no mercado secundário não sejam compradas, porque o lucro do mercado primário é suficiente.
Traduzido de Snowball