
Em relação à estratégia de média móvel, ela foi mencionada muitas vezes em artigos anteriores e há muitas estratégias práticas para os leitores escolherem. A estratégia de média móvel tem grandes vantagens no rastreamento de tendências e sempre foi valorizada por muitos entusiastas da estratégia CTA. No entanto, Para o mercado, há muitas flutuações na maioria das vezes. É necessário que adicionemos alguns indicadores para julgar as flutuações e usá-los em combinação com estratégias de tendência. Isso não só aumentará a lucratividade potencial, mas também será de grande benefício para a gestão de fundos. Melhora muito a taxa de utilização e a segurança dos fundos.
Neste artigo, daremos uma olhada em um dos osciladores mais populares: o Índice de Força Relativa (RSI). Você pode ter lido alguns artigos gerais sobre RSI; no entanto, neste artigo, apresentarei uma estratégia de negociação que pode ser usada ao negociar e pode ser implementada em conjunto com a estratégia de média móvel na Plataforma Quantitativa do Inventor.
Antes de mergulharmos nas estratégias, vamos primeiro entender o indicador RSI e dar uma introdução básica.
O Índice de Força Relativa (RSI) é um dos indicadores mais populares do mercado.
O RSI é um indicador básico que mede o desempenho de uma meta de negociação comparando a força dos dias de alta e de baixa. Este número é calculado e varia de 0 a 100. Uma leitura acima de 70 é considerada otimista, enquanto uma leitura abaixo de 30 é pessimista.
O RSI foi desenvolvido por J. Welles Wilder e detalhado em seu livro “Novos conceitos em sistemas de negociação técnica” em junho de 1978. Para todos os analistas técnicos hardcore, aqui está um exemplo da fórmula do Índice de Força Relativa.
A configuração padrão para RSI é 14 dias, então você pode calculá-lo com base na seguinte fórmula:
**Força relativa = 1,25 (aumento médio das últimas 13 linhas K) + 0,25 (aumento atual) / (0,75 (diminuição média das últimas 13 linhas K) + 0 (diminuição atual))
Força Relativa = 1,50 / 0,75 = 2
RSI = 100 - [100 /(1+2)] = 66.67**
Agora que conhecemos a fórmula do Índice de Força Relativa, vamos analisar como usar esse poderoso indicador.
A maioria dos traders que usam o RSI simplesmente compram quando o indicador atinge 30 e vendem quando atinge 70, mas se você fizer isso, comprando ou vendendo com base nessa regra, você incorrerá em prejuízo. O mercado não recompensa ninguém por fazer o óbvio. Isso não significa que o método simples não funcione, mas o método simples que todos seguem tem menos chances. Então, como mencionado no início, precisamos introduzir médias móveis para auxiliar no julgamento.
Escreva e implante essa estratégia na Inventor Quantitative Platform. Ainda escolheremos a linguagem My, simples e fácil de entender, para programação.
Imagem principal:
MA 1, formula: MA1 ^^ EMA (C, N1);
MA 2, formula: MA2 ^^ EMA (C, N2);
Sub-imagem:
RSI, formula:
RSIVALUE:SMA(MAX(CLOSE-REF(CLOSE,1),0),LENGTH,1)/SMA(ABS(CLOSE-REF(CLOSE,1)),LENGTH,1)*100;

Código fonte:
MA1^^EMA(C,N1);
MA2^^EMA(C,N2);
LENGTH:=9;
OVERBOUGHT:=70;
OVERSOLD:=100-OVERBOUGHT;
RSIVALUE:SMA(MAX(CLOSE-REF(CLOSE,1),0),LENGTH,1)/SMA(ABS(CLOSE-REF(CLOSE,1)),LENGTH,1)*100;
BUYK:=BKVOL=0 AND BARPOS>N2 AND MA1>MA2 AND C>MAX(MA1,MA2) AND CROSSUP(RSIVALUE,OVERBOUGHT);
SELLK:=SKVOL=0 AND BARPOS>N2 AND MA1<MA2 AND C<MIN(MA1,MA2) AND CROSSDOWN(RSIVALUE,OVERSOLD);
SELLY:=MA1<MA2 AND C>BKPRICE*(1+SLOSS*0.01);
BUYY:=MA1>MA2 AND C<SKPRICE*(1-SLOSS*0.01);
SELLS:=C<BKPRICE*(1-SLOSS*0.01);
BUYS:=C>SKPRICE*(1+SLOSS*0.01);
BUYK,BK;
SELLK,SK;
SELLY,SP(BKVOL);
BUYY,BP(SKVOL);
SELLS,SP(BKVOL);
BUYS,BP(SKVOL);
Para o código fonte da estratégia, consulte: https://www.fmz.com/strategy/128250