O modo de pensar é mais importante do que os algoritmos de alta frequência.

Autora:Sonhos pequenos, Criado: 2016-09-05 20:56:39, Atualizado: 2016-09-05 21:32:59

O modo de pensar é mais importante do que os algoritmos de alta frequência.

O que realmente fez o comércio programático entrar em vista do público foi o incidente do ouro, dois anos atrás, que chocou o mercado, quando o ouro subiu mais de 5% em menos de um minuto, devido a erros na geração e execução de ordens no programa de negociação de alta frequência do ETF da corretora.

Desde o novo regime de Xi 7•31 da China Financial Futures Exchange, até o lançamento de medidas de restrição de negociação para três lotes de contas na Bolsa Shenzhen, e até o recente lançamento de transações de T+0 para T+1, o nível de regulação continuou a abrir barreiras às transações processadas. Especialmente as medidas de declaração de taxas de cobrança lançadas pela China Central Bank em 31 de julho, que são chamadas de desastre para os comerciantes processados.

Este artigo é baseado no conhecimento de que algoritmos famosos existem em agosto de 2014 para o comércio de alta freqüência.

Eu não concordo com essa visão. A negociação é, em primeiro lugar, a transação em si, tem seu próprio significado econômico. Ignorar isso e simplesmente vê-la como um jogo digital que aumenta o valor do dinheiro é fácil de perder o propósito.

Eu também não acho que os algoritmos em si sejam raros, que os melhores algoritmos também estão mortos, que o verdadeiro valor central deve ser a pessoa que os conhece e usa. Na verdade, o que eu estou falando também é informação pública, mas mesmo com conhecimento de detalhes técnicos, há poucas pessoas que podem realmente fazer isso.

Esperamos que esta resposta ajude você a ter um entendimento mais claro sobre quantificação e negociação de alta frequência.

Primeiro, acredito que o conceito de transação de alta frequência de muitas pessoas é o seguinte:

img

No entanto, para a negociação de alta frequência, essa informação é muito grosseira. Por isso, para os alunos que não estão familiarizados com o contexto, aqui vamos apresentar o que é chamado de livro de ordens. Hoje em dia, as principais bolsas geralmente usam o livro de ordens para negociar, registrando todas as ofertas de compradores e vendedores no livro de ordens interno da bolsa, como este:

img

A oferta é o vendedor e a oferta é o comprador. A lista de ofertas é a lista de todas as ofertas ("Limit Order") emitidas pelos compradores e vendedores. Esta tabela é a informação mais importante para o comércio de alta frequência.

Quando é que um negócio ocorre? Há duas situações, a primeira é a emissão de uma ordem de mercado por parte de qualquer um, por exemplo, um comprador emite uma ordem de mercado de um único volume de 10 e pode comprar 10 que o vendedor coloca no preço 101.

img

Em segundo lugar, emitir uma lista de preços limitados que seja igual à melhor oferta do outro lado também produz o mesmo resultado.

É importante ressaltar que, embora o verdadeiro livro de ordens exista apenas dentro da bolsa e todas as transações sejam feitas dentro da bolsa, a bolsa transmite cada cotação e lista de preços para todos, para que todos os compradores e vendedores possam manter a mesma estrutura de dados, o equivalente ao espelho do livro de ordens da bolsa.

A seguir, para facilitar a compreensão, vou usar uma forma mais visual de representar o Order Book:

img

Este gráfico corresponde ao Order Book que foi colocado no início do artigo e deve ser claramente visível, com o eixo horizontal representando o preço, o eixo vertical representando o volume de pedidos, o verde representando o comprador e o vermelho representando o vendedor.

A partir da análise básica acima, podemos ver que os dados de negociação dentro do mercado são totalmente públicos, em qualquer momento do mercado, quem quer comprar / vender o quanto, para todos, de uma vez por todas, sem nenhum segredo. Isso faz sentido econômico em si, porque apenas mostrar a necessidade de comprar e vender, para atrair potenciais comerciantes para negociar, por isso é necessário um certo grau de divulgação de suas próprias necessidades no mercado.

img

Isso é muito desfavorável para ele, porque todos vão usar essa informação para fazer o que é certo para ele. Todos vão julgar que agora há uma grande pressão de compra no mercado, então um grande número de pessoas vai entrar para ganhar dinheiro, e o preço vai subir rapidamente, de modo que o que essa pessoa pode comprar a um preço de 98, logo se tornará algo que pode comprar a um preço mais alto. O que é isso? Para resolver este problema, as bolsas oferecem uma ferramenta direcionada, a chamada ordem de iceberg. Essa ordem pode ser muito grande, mas apenas uma pequena parte é divulgada, a maior parte é escondida, sem que ninguém veja, exceto a bolsa e o próprio emitente.

A parte cinzenta é a parte oculta da ordem do iceberg. Assim, o exchange notifica os outros somente quando ocorrem transações de quantidade oculta correspondente, evitando que outros utilizem a informação que mostra a ordem para fazer o front running.

Tudo tem suas vantagens e desvantagens. A ordem do iceberg, embora proteja os interesses dos emitentes, também se torna uma regra injusta para outros participantes do mercado. Os participantes que têm uma verdadeira necessidade de transação sofrem grandes prejuízos por causa do erro de julgamento da situação.

Primeiro, há um método mais simples. Às vezes, as ordens de iceberg são penduradas entre o preço de compra e o preço de venda mais favorável (spread), assim:

img

Para este caso, há um método muito simples de detecção, ou seja, enviar um pedido de limite mínimo no spread, seguido de cancelar a ordem. Por exemplo, neste exemplo, enviar um pedido de limite de venda de 99 e cancelar. Porque o preço em si não é o preço de compra óbvio.

Para combater essa detecção perturbadora, geralmente não se coloca a ordem diretamente no spread. Em vez disso, como antes, é colocada junto com a ordem de limite normal, de modo que depois de uma transação, é difícil adivinhar se o que é consumido é a ordem de limite normal ou uma ordem de iceberg.

Primeiro, há uma idéia direta. A existência de uma ordem de iceberg reflete, em certa medida, a interpretação do cliente sobre a situação do mercado e o julgamento de que é necessário usar uma ordem de iceberg. É necessário enfatizar que usar uma ordem de iceberg não é sem custo, porque você esconde as necessidades reais e, ao mesmo tempo, esconde os potenciais atacantes e os verdadeiros comerciantes!

Qual é o momento adequado? Há alguns dados que devem ser relevantes, como o spread de preço de venda, a proporção entre o volume de compra e o volume de venda, etc. Para esses dados, você pode fazer análises de regressão em dados históricos e construir um modelo linear/não linear entre eles e os pedidos do iceberg. O modelo treinado com dados históricos pode ser usado como um detetor de pedidos do iceberg que você usa para negociar em tempo real.

O modelo básico pode ser definido como: F ((spread, bidSize/offerSize,...) = Probability ((Iceberg)

Se você quiser jogar alto, também pode fazer modelos avançados como HMM, SVM, redes neurais, etc. com base nisso, mas a ideia básica é a mesma: calcular a probabilidade de um iceberg de pedidos através da análise de placas.

O método acima, que parece ser muito avançado, como é o efeito real? Eu acho que todos vocês também viram que esse modelagem não é muito precisa. Como um meio de análise posterior usado para explicar em que circunstâncias podem surgir pedidos de iceberg é bom, mas não é muito tranquilo como um detetor de negociação em tempo real. Como a informação usada é muito vaga e o objeto do modelo é apenas uma correlação, não há garantia de que o remetente do pedido de iceberg deve ter dado uma carta de acordo com essa lógica.

Então, o que vem a seguir é um método que realmente possui uma alta frequência de jogadores, de acordo com o artigo Prediction of Hidden Liquidity in the Limit Order Book of GLOBEX Futures.

  高频世界里,有一条永恒的建模准则值得铭记:先看数据再建模。如果你看了上面的介绍就开始天马行空的思考数学模型,那基本上是死路一条。我见过很多年轻人,
  特别有热情,一上来就开始做数学定义,然后推导偏微分方程,数学公式写满一摞纸,最后一接触数据才发现模型根本行不通,这是非常遗憾的。

E o que acontece com quem olha para os dados? Ele provavelmente vai descobrir que as regras das bolsas são muito interessantes para o processamento de pedidos de iceberg. Algumas bolsas fazem assim: uma ordem de iceberg contém dois parâmetros, V representa o total de pedidos e p indica a quantidade exibida publicamente. Por exemplo, um iceberg com V = 100, p = 10, o valor oculto é de 90; se houver uma transação para essa ordem, por exemplo, volume de negócios 10, a bolsa envia três mensagens em ordem:

Cumpra 10

Taxa de oferta do livro de pedidos -10

Novo Bid +10

As três mensagens devem aparecer em sequência, e a diferença de tempo entre a terceira e a primeira mensagem é muito pequena. A razão para isso é que, embora haja um volume oculto no iceberg, cada transação ocorre apenas no volume mostrado, e um novo p é renovado do volume oculto restante apenas depois que p é consumido. Assim, todas as informações recebidas do mercado ainda podem ser atualizadas logicamente corretamente no Order Book, como se o iceberg não existisse. O que é isso? Assim, uma vez que a lei é observada nos dados, podemos determinar com muita certeza a existência de pedidos de iceberg no mercado, e o valor da conexão p pode ser determinado! O que é isso? O problema não pode ser resolvido com precisão, pois V e p são determinados por um indivíduo e podem ser valores arbitrários. Mas pode ser considerado a partir de dois pontos: primeiro, ambos os valores são números inteiros; segundo, os seres humanos não são geradores de números aleatórios perfeitos, e as decisões seguem uma certa lei.

A partir desses dois pontos, pode-se construir um modelo de probabilidade de V e p, ou seja, qual é a probabilidade de que uma determinada combinação de valores ((V, p) apareça? Aqui não vamos entrar em profundidade na análise matemática, os amigos interessados podem ver por si mesmos. Simplificando, pode-se estimar a forma de suas funções de densidade de probabilidade em dados históricos com a técnica de estimativa do kernel.

img

Assim, quando você observa um valor de p em dados em tempo real, pode-se derivar a função de densidade de probabilidade condicional do valor correspondente de V, ou seja, um corte no gráfico acima, como ((p = 8):

img

A seguir, obviamente, é fácil calcular qual o valor mais provável de V. A curva de funções também tem um papel importante em ajudar a avaliar dinamicamente o estoque residual, como quando você observa que já foram consumidos 5 p, então você pode inferir que V > = 40, e, a partir do gráfico acima, você pode inferir o novo valor V e o estoque residual ((V-5p)).

img

Em suma, o núcleo do algoritmo é julgar a existência de pedidos de icebergs através da monitorização de três registros relacionados que aparecem em sequência em um curto período de tempo em dados em tempo real, enquanto a quantificação de pedidos de icebergs é feita através de modelos de probabilidade treinados por dados históricos.

Acredito que você também verá que esse algoritmo não é um truque. É apenas uma especulação feita usando dados públicos no mercado. E essa especulação também é baseada apenas em probabilidades e deve ser mais uma referência. Faz sentido para os fornecedores de liquidez que operam como comerciantes, para que eles possam evitar perdas devido ao erro de julgamento da situação.

Por fim, o algoritmo é apenas para um determinado mercado. Outros mercados podem não usar o mesmo método de processamento de pedidos. Portanto, o que realmente vale é essa ideia de modelagem baseada em dados reais, e o algoritmo específico não vale a pena.

Este pequeno algoritmo mostra-lhe a extremidade do iceberg no campo do comércio de alta frequência. Pode parecer pouco complexo, mas eu gosto dele. Porque ele mostra claramente o que é chamado de pensar primeiro e depois quantificar. Porque há um iceberg de pedidos.

Se violarmos esse princípio, mudarmos para modelos avançados e esperarmos que eles gerem sinais de negociação automaticamente é, na minha opinião, um sonho obsessivo. E caminhe e valorize.

Traduzido de:Links


Mais.